quinta-feira , 21 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

289 motivos para a Anglo American se orgulhar pelo aniversário de Niquelândia

A história da Anglo American em Niquelândia se confunde com a história da própria cidade, que completa seu 289º aniversário de vida, de história e de tradição neste feriado municipal de terça-feira, dia 19 de março, junto com as festividades do santo padroeiro, São José.

Desde 1982, a Codemin – operação da Anglo American para a produção de níquel – está inserida na vida da comunidade por meio de projetos sociais e ambientais que contribuem para o desenvolvimento da região e de sua gente trabalhadora e acolhedora, que esbanja cultura e arte.

Dada sua importante contribuição para o processo de consolidação das operações da Anglo American em Goiás, o nome Codemin ainda é sinônimo da mineradora para as gerações mais antigas.

A história conta que, em outubro de 1962, o pesquisador Alberto Orellana Santivanez desembarcou no norte de Goiás, onde encontrou o níquel no norte do município.

Com a criação oficial da Codemin em solo niquelandense em 1966, teve início a vitoriosa história de parceria da Anglo American com o povo de Niquelândia e suas instituições.

Mesmo numa região conhecida como sertão de Goiás, devido à distância dos grandes centros, a então Codemin resolveu fincar raízes profundas no município com soluções criativas para avançar nos objetivos propostos.

A partir de 1979, com essa visão futurista, o Projeto Niquelândia figurou como um dos maiores empreendimentos de Goiás, anunciando maior desenvolvimento e geração de renda na época de sua implantação.

Estradas foram construídas, vilas edificadas, pontes e bueiros erguidos, empregos gerados e a Usina da Codemin tornou-se realidade há 42 anos, em agosto de 1982: a cidade cresceu, se desenvolveu, ganhou fama e se tornou a Capital do Níquel, um dos maiores tesouros de Goiás e do Brasil.

Passados 289 anos de sua fundação – desde quando se chamava São José do Tocantins – e 52 anos da descoberta do níquel e da chegada do primeiro pesquisador da Codemin em Niquelândia, a empresa conta com quase 800 postos de trabalho, dos quais 80% são ocupados por mão de obra local.

A cidade e empresa continuam juntas, fortalecendo os laços de parceria, com muito orgulho de estarmos presentes num lugar cercado por uma natureza exuberante e com suas encantadoras festas tradicionais.

Os constantes investimentos feitos pela empresa no município através de seu Edital de Projetos Sociais nos últimos anos – com base em seu Plano de Mineração Sustentável – são prova inequívoca de que a Anglo American está conseguindo reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas de Niquelândia, se sentindo cada vez mais niquelandense.

Feliz Aniversário, Niquelândia!

Quem te conhece te ama ainda mais!

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.