468x90-gif(1)
Dengue_PMU2024
PMU-TOPO-Abril-Verde-2024
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Enel inaugura subestação em Niquelândia

Distribuidora investiu cerca de R$ 30 milhões na obra, que vai melhorar a qualidade da energia distribuída para milhares de clientes da região 

A Enel Distribuição Goiás inaugurou, nesta quinta-feira (1°), uma nova subestação em Niquelândia, que recebeu cerca de R$ 30 milhões em investimentos. O novo sistema vai proporcionar melhora no fornecimento e maior oferta de energia para mais de 18 mil clientes da região. A entrega faz parte do compromisso da companhia de transformar a realidade da distribuição de energia elétrica no Estado de Goiás, melhorando a qualidade do serviço oferecido e aumentando a disponibilidade de carga para os clientes goianos.

A nova subestação terá dois transformadores de 20 MVA de potência, suficientes para atender 40 mil residências, por exemplo. “Trata-se de uma subestação nova e moderna, que vai aumentar tanto a confiabilidade no atendimento às demandas da região como a nossa flexibilidade operativa, visto que teremos melhor distribuição do número de consumidores por alimentador”, explica o diretor-presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas.

Foram construídos 25 quilômetros de alimentadores e já foram instalados dois bancos capacitores de 1,8 MVAr, tecnologia de ponta que alivia o sistema elétrico e melhora a qualidade da energia que sai da subestação e é distribuída para residências, comércios e indústrias, além de evitar oscilações nos níveis de tensão.

O diretor-presidente também destaca a instalação de equipamentos telecomandados na subestação, que trarão mais agilidade no tempo de resposta em casos de falhas na unidade. “São aparelhos controlados remotamente pelo nosso Centro de Operações, em Goiânia. Com eles, é possível comandar todo o funcionamento da subestação sem a necessidade de enviarmos um técnico ao local”, afirma.

Desde que assumiu a distribuição de energia em Goiás, a Enel inaugurou sete novas subestações e, até o fim deste ano, vai inaugurar outras cinco: em Rio Verde; Paranaiguara; Santo Antônio do Descoberto; Cidade Ocidental e em Goiânia. Também foi realizada a ampliação e/ou modernização de 86 subestações, aumentando a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica em todo o Estado. Até dezembro, outras 78 serão ampliadas e modernizadas.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.