segunda-feira , 26 fevereiro 2024
Home » Goiás » Governo de Goiás desenvolve projeto para ampliar acesso a medicamento preventivo ao HIV

Governo de Goiás desenvolve projeto para ampliar acesso a medicamento preventivo ao HIV

Projeto-piloto efetivado pela Secretaria de Estado da Saúde em Goiânia visa ampliar a informação sobre estratégias variadas de prevenção ao HIV e permitir a oferta da Profilaxia Pré-exposição (PrEP)

Medicamento utilizado pela rede pública estadual de saúde como uma das prevenções contra o HIV na Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está desenvolvendo estratégias para ampliar o acesso às medidas de prevenção ao vírus HIV, causador da Aids. Uma dessas iniciativas é o Projeto PrEP até Você, criado pela Coordenação de Assistência às Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais/SES-GO).

O projeto-piloto está sendo implantado em Goiânia, por meio de parceria da SES com as Secretarias Municipais de Direitos Humanos e de Saúde, por meio do Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica da capital (CRDT). O objetivo é ampliar a informação sobre as estratégias variadas de prevenção ao HIV e permitir a oferta da Profilaxia Pré-exposição (PrEP) a pessoas que, geralmente, não têm acesso aos serviços de saúde.

O primeiro atendimento é feito na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) de Goiânia, com agendamento prévio pelo telefone 3201-7894. Posteriormente, o acompanhamento é feito no CRDT. Os interessados devem ser moradores da capital e terem cartão SUS com inscrição no município. Na consulta, são ofertados também autotestes de HIV, preservativos internos, externos e gel lubrificante.

“O nosso objetivo é ampliar o acesso da PrEP à população, enfatizando sobre os benefícios e a importância do uso desse medicamento como medida de prevenção ao HIV”, destaca a idealizadora do projeto, Daniele Afonso. É relevante esclarecer que a PrEP é um método de prevenção que não substitui o uso do preservativo nas relações sexuais, uma vez que não previne contra outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, dentre outras.

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV constitui-se no uso diário de medicamento disponibilizado, gratuitamente, pelo Sistema único de Saúde (SUS). O fármaco oferecido atualmente pelo SUS em Goiás na PrEP é o Entricitabina + Fumarato de Tenofovir Desoproxila. O medicamento é distribuído à população goiana em 17 Serviços de Assistência Especializada (SAE) localizados em Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Cidade Ocidental, Goiânia (CRDT e HDT), Iporá, Itumbiara, Jataí, Novo Gama, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Uruaçu e Valparaíso de Goiás.

Para ter acesso ao medicamento, o usuário deve procurar a unidade de atenção básica do município onde mora para ser inserido no sistema de regulação, ou procurar um Serviço de Assistência Especializada (SAE) mais próximo.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Me sinto muito próximo de Deus aqui”, diz Caiado durante missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida na cidade de Goiás

Governador esteve na celebração, no povoado de Areias, onde igreja em louvor a padroeira do ...

Governador negocia transferência de R$ 1,1 bilhão em recursos para suprir demanda do FCO

Operação envolve recursos não utilizados do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) e depende de aprovação ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.