quinta-feira , 21 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

4ª Semana Indígena Serra da Mesa

O Memorial Serra da Mesa promoveu entre os dias 19 e 22 de abril, a IIII Semana Indígena Serra da Mesa. O evento tem como objetivo resgatar as manifestações culturais indígenas, e foi prestigiado por centenas de pessoas, entre os visitantes, estudantes e professores de toda rede de ensino da região. Os  alunos puderam ter conhecimento do valor da preservação da cultura indígena. Houve feira do artesanato, caldo de cana, café da roça e beiju.  As tribos indígenas Kariri-xocó, Funi-ôs, Avá-Canoeiros, Yawalapitis e Kayapó Mebengokres estiveram presentes no evento cultural.

Homenagem                                   

Dia 22 de abril, a Fundação Serra da Mesa na pessoa do seu presidente, professor Rodrigo Gabriel Moises, prestou uma justa homenagem a ex-prefeita Marisa dos Santos Pereira Araújo que foi a fundadora do Memorial Serra da Mesa, hoje considerado um dos maiores polos turísticos do Estado de Goiás. O auditório recebeu o nome dela como forma de deixar imortalizado o nome de uma grande guerreira da cultura goiana.

Marisa, nasceu na cidade de Guará, interior de São Paulo, mas fez sua carreira política em Goiás. Formada no curso de Enfermagem, dedicava uma atenção especial às pessoas menos favorecidas. Começou na vida pública no início da década de 90, quando foi secretária de Administração na gestão do ex-prefeito José Alvorada, depois passou a ser coordenadora dos programas sociais do governo do Estado de Goiás. Em 1.996 foi candidata a prefeita de Uruaçu pela primeira vez, mas não obtendo êxito. Em 1.998 disputou uma vaga na Assembleia Legislativa como deputada estadual, apesar dos quase 15 mil votos, não conseguiu se eleger.

No ano de 2000 foi candidata a prefeita de Uruaçu e conquistou sua primeira vitória na política, passou a ser a primeira mulher a administrar o Município. Sua gestão foi inovadora e obteve um dos mais altos índices de aprovação popular da história do Uruaçu, o que possibilitou sua reeleição em 2004.

Marisa sempre foi fiel ao seu partido, o PMDB, porém sempre buscou trabalhar em prol da coletividade e nunca misturou cores partidárias com gestão pública. Hoje seu nome ficará eternamente nas páginas da história de Uruaçu.

A ex-prefeita de Uruaçu por dois mandatos (2001/2008), Marisa Araújo, morreu aos 54 anos no dia 21 de outubro de 2011, em decorrência de um grave acidente sofrido na BR-153, entre São Luiz do Norte e Ceres.

 

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.