Dando continuidade ao programa arqueológico do Projeto Mina de Posse, a Amarillo Gold em parceria com a Ecoarqueologia realizou na semana de 23 a 30 de setembro mais uma etapa do programa de Educação Patrimonial, visando apresentar a comunidade de Mara Rosa os resultados do programa de prospecção e resgate arqueológico que vem sendo realizado no município. O evento contou com palestras, oficinas de pintura corporal, além de exposições de acervos arqueológicos e históricos, muitos deles resgatados no município de Mara Rosa. Destaque para os materiais cerâmicos decorados, os carimbos de pintura corporal, os instrumentos líticos confeccionados em pedra polida, além dos fragmentos de uma urna funerária com aproximadamente 2000 mil anos, também encontrada no município.
Para enfatizar a importância do Patrimônio Cultural Imaterial, o evento também contou com a participação do tradicional Grupo de Capoeira Candeias, liderado pelo Mestre Suíno, que apresentou a comunidade a roda de capoeira, a dança do maculelê, além dos diversos instrumentos musicais utilizados, mostrando que a capoeira, além de símbolo de luta e resistência dos povos escravizados e seus descendentes, é também reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Na oportunidade também foram plantadas mudas de espécies nativas do cerrado, em alusão ao dia da árvore, comemorado no dia 23 de setembro, buscando demonstrar que a cultura, representada pela capoeira, e o meio ambiente, andam de mãos dadas.
O objetivo principal do evento foi o de levar a informação a comunidade, difundindo a cultura e resgatando a memória, tão importantes para formação das crianças e adolescentes. A iniciativa, que percorreu todas as escolas da cidade, teve resultado imediato, pois ainda durante o evento, foi anunciada que as aulas de capoeira, que estavam suspensas na cidade, seriam retomadas graças ao esforço e dedicação do professor e contra-mestre de capoeira Riomar, idealizador e coordenador do projeto na cidade.
Com mais esta ação, a Amarillo Gold reafirma seu compromisso e responsabilidade com todas as etapas do programa de licenciamento ambiental do Projeto Mina de Posse de forma séria e transparente.