PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Ozeas Boiadeiro lidera pesquisa na disputa pela Prefeitura de Niquelândia

Um total de 790 eleitores de bairros da área urbana da cidade e de povoados da zona rural foram consultados sobre suas intenções de voto à chefia do Poder Executivo niquelandense a partir de janeiro de 2025: empresário do ramo de compra e venda de gado disputa a prefeitura da cidade do Norte do Estado pela segunda vez consecutiva

Ozeas Boiadeiro, candidato a prefeito de Niquelândia, discursa em evento recente do PL ladeado pela esposa Raquel [Foto e informações: Excelência Notícias]
Candidato a prefeito pela “Coligação União Faz a Vitória do Povo”, o empresário do ramo de compra e venda de gado Ozeas Gomes de Morais – o popular Ozeas Boiadeiro/PL, de 40 anos – aparece em 1º lugar nas intenções de votos para a Prefeitura de Niquelândia acordo com levantamento estatístico realizado pelo Instituto Laplace de Pesquisas Ltda, sediado em Alto Horizonte.

Como se sabe, esta é a segunda vez que Boiadeiro disputa cargos públicos no município. Neste pleito de 2024, ele compôs chapa com Evaldo Rincon (PDT), de 60 anos, como candidato a vice-prefeito.

Além do PL e do PDT, a coligação encabeçada por Boiadeiro e Evaldo é formada pelo pelos partidos Solidariedade, Progressistas e União Brasil.

PESQUISA ESTIMULADA

De acordo com as estatísticas oficiais de 2024 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás, Niquelândia possui 28.880 eleitores aptos para votar na cidade do Norte do Estado no próximo dia 6 de outubro.

Na pesquisa estimulada – com a apresentação, ao eleitor, das quatro opções de nomes que concorrerem oficialmente ao pleito desde o último dia 16 de agosto – Boiadeiro lidera com 33,8% da preferência do eleitorado niquelandense.

A pesquisa apontou, ainda, a 2ª colocação do candidato a prefeito pelo Partido Novo, Eduardo Moreira, com 19,8% das intenções de voto.

Empresário do ramo de telecomunicações e internet, Eduardo disputa uma eleição pela primeira vez compondo “chapa pura” – ou seja, sem coligação com outras legendas – juntamente com o também empresário Gervan Freitas (Novo) como seu candidato a vice-prefeito.

Sempre de acordo com o levantamento da Laplace Pesquisas, quem aparece em 3º lugar com 19,5% das intenções de voto no município – praticamente empatado com o postulante do Novo – é o candidato da “Coligação Niquelândia Não Pode Parar”, Sandro Bernardes Araújo (MDB), de 44 anos.

Ele nunca disputou eleições na cidade, pois sua preferência sempre foi trabalhar nas articulações políticas de bastidores.

Sua candidata a vice-prefeita é a ex-primeira-dama Conceição Veloso (PSDB), esposa do ex-prefeito Valdeto Ferreira Rodrigues.

A coligação encabeçada por Dr. Sandro e Conceição é formada pelos partidos Republicanos, MDB, PSB, PSD e pela Federação PSDB/Cidadania.

Mais conhecido como Dr. Sandro, por ser advogado, o postulante do MDB atuou como assessor especial do gabinete do prefeito Fernando Carneiro (PSD) durante cinco anos e meio, entre junho de 2018 e abril de 2024.

Doze anos após deixar o comando da cidade que administrou por dois mandatos entre 2006 e 2012, o ex-prefeito Ronan Rosa Batista (PRD) figura em 4º e último lugar na pesquisa feita pela Laplace, com 13,3% das intenções de voto para um eventual terceiro mandato.

Os indecisos, de acordo com o levantamento estimulado, representam 13,9% da amostra pesquisada. A Laplace Pesquisas, no entanto, não mensurou o quantitativo do eleitorado de Niquelândia que votaria em branco ou que anularia o voto nas próximas eleições.

PESQUISA ESPONTÂNEA

A pesquisa espontânea é aquela feita sem a apresentação, ao eleitor, dos nomes que efetivamente irão concorrer ao pleito em Niquelândia.

Por esse critério, a vantagem do candidato a prefeito Ozeas Boiadeiro se mantém: 30,6% declararam que irão votar no nome indicado pelo PL às eleições de outubro.

Na sequência da pesquisa, ocorreu uma inversão interessante: Dr. Sandro (MDB) apareceu pontuando em 2º lugar com 18,1% das intenções, enquanto Eduardo Moreira (Novo) ficou em 3º com 16,7% dos votos.

Em 4º lugar, o ex-prefeito Ronan Rosa Batista (PRD) figurou de novo na última colocação na pesquisa feita pela Laplace, com 11,4% das intenções de voto

Os indecisos, de acordo com o levantamento espontâneo, representam 23,2% da amostra pesquisada, ficando 9,3 pontos percentuais acima dos 13,9% verificados na pesquisa estimulada.

Novamente, a Laplace Pesquisas deixou de mensurar o percentual do eleitorado de Niquelândia que votaria em branco ou que anularia o voto no dia 6 de outubro.

REJEIÇÃO

O Instituto Laplace de Pesquisas também fez, em Niquelândia, o levantamento estimulado (com a apresentação dos nomes aos eleitores) para avaliar a rejeição dos quatro candidatos ao cargo de prefeito da cidade. Ou seja, em qual postulante o eleitorado niquelandense não votaria “de jeito nenhum”.

Por esse viés, o nome mais rejeitado na 1ª posição foi o do ex-prefeito Ronan Batista: 42 % das pessoas consultadas afirmaram que não votariam “de jeito nenhum” no candidato do PRD para retornar o comando do município a partir do próximo ano.

O 2º colocado pelo aspecto “rejeição” é do ex-assessor especial da prefeitura Dr. Sandro, já que 17 % dos eleitores ouvidos disseram que não teriam, “de jeito nenhum”, o candidato do MDB como opção para estar à frente da Prefeitura de Niquelândia entre 2025 e 2028.

Na 3ª colocação pelo aspecto “rejeição” aparece o candidato do PL, Ozeas Boiadeiro: apenas 7% disseram não votar “de jeito nenhum” no empresário do ramo de compra e venda de gado.

Por fim, o nome que figurou com menor índice de rejeição no levantamento é o do candidato Eduardo Moreira (Novo): o empresário ficou em 4º e último lugar por esse critério, pois apenas 4% dos eleitores afirmaram que não votariam “de jeito nenhum” em Eduardo Moreira para ser prefeito pela primeira vez.

Um número bastante expressivo – 36% dos eleitores ouvidos na pesquisa – disseram que “não rejeitam nenhum” dos quatro candidatos à Prefeitura de Niquelândia.

Tal fato, vale dizer, abre grande possibilidade para que todos os concorrentes ao cargo ampliem seus percentuais de intenção de votos nos próximos dias, até o momento da ida às urnas, no dia 6.

AVALIAÇÃO DO ATUAL GOVERNO MUNICIPAL

Os eleitores de Niquelândia também foram convidados pela Laplace Pesquisas a responder sobre a avaliação que fazem sobre a atual gestão da Prefeitura de Niquelândia, a saber: 55,6% disseram que reprovam, enquanto 40,4% disseram aprovar a administração hoje vigente na cidade. Os que não responderam à pergunta perfazem 9,3% da amostra pesquisada.

AMOSTRAGEM POR BAIRROS

A Laplace Pesquisas também dimensionou, no contexto do extenso levantamento realizado em Niquelândia, a votação dos quatro candidatos a prefeito em 11 bairros distintos da zona urbana do município.

Foram selecionados quatro bairros onde cada um dos quatro candidatos aparece na liderança, com os outros três nomes alternando-se na 2ª, na 3ª e na 4ª posição em cada bairro, listados por ordem alfabética, a saber:

DETALHAMENTO DA PESQUISA

Registrado no TRE-GO no dia 31/08/2024 com o número GO-06123/2024, o levantamento realizado em Niquelândia foi contratado pela “Editora Jornalista O Estadão Ltda/Jornal O Estadão”, sediada em Uruaçu; com a devida emissão de nota fiscal pelo Instituto Laplace de Pesquisas Ltda, referente ao serviço prestado – dentre outras exigências legais – em cumprimento à Lei nº 9.504/97 e a Resolução TSE nº 23.600/19.

As entrevistas com os eleitores de Niquelândia foram realizadas, ao todo, em 26 bairros/setores da área urbana e povoados da zona rural do município, a saber: Alto Paraíso – Alvorada – Belo Horizonte –  Boa Vista – Centro –  Conjunto Habitacional Codemin/CHC –  Evereste –  Jardim Atlântico 1ª Etapa –  Jardim Atlântico 2ª Etapa – Jardim Atlântico 3ª Etapa –  Jardim Ipanema –  JK –  Machadinho –  Maracanã – Nossa Senhora Do Carmo –  Parque Santo Antonio – Povoado Faz Tudo – Povoado Muquém – Povoado Quebra Linha – Residencial Colina Park – Santa Efigênia – São Vicente – Sevilha Park – Setha/Conjunto Setha –  Soares –  Vila Mutirão.

Para a composição do referido levantamento, a Laplace Pesquisas ouviu 790 eleitores da cidade entre os dias 29 e 30 de agosto deste ano, sendo 44,9% de homens e 55,1% de mulheres.

A margem máxima de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança do trabalho realizado pelo Instituto Laplace de Pesquisas é de 95%.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Correios anunciam concurso para 3.511 vagas com salários de até R$ 6,8 mil

Seleção destina 30% das vagas para pessoas negras e indígenas, quantitativo superior ao exigido pela …

Deputado estadual doutor Rodrigo recebe medalha do Tribunal de Justiça

Deputado por Uruaçu, Dr. Rodrigo Fernandes, recebeu a medalha em comemoração ao sesquicentenário de criação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.