Realizada em Ceres, a solenidade de encerramento contou com a participação de mais de 600 pessoas
Após uma semana inteira de ações e cursos profissionalizantes, o Agro é Social chega ao fim com a soma de 267 alunos capacitados em oito municípios da região do Vale do São Patrício. O encerramento foi marcado por apresentações culturais, entrega de certificados, lazer para a criançada, balcão de empregos e serviços gratuitos à população. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (1º) na Feira Coberta de Ceres e contou com a participação de 600 pessoas, dentre elas, diversas autoridades do estado e municípios da região.
O Agro é Social tem como objetivo promover o empreendedorismo e dar condições técnicas para que alunos e alunas dos cursos e palestras promovidos pela Emater consigam transformar tudo o que aprendem em uma nova forma de renda, fomentando a economia dos municípios que receberam as ações.
“A determinação do governador Ronaldo Caiado é que a gente aproxime o estado cada vez mais dos municípios e das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam. É isso que temos feito através do Agro é Social. Estamos oferecendo à comunidade conhecimento e uma nova forma de renda, além de promover a inclusão produtiva para agricultores familiares aqui da região do Vale do São Patrício”, destacou Rafael Gouveia, presidente da Emater.
Durante a semana, 14 turmas foram capacitadas nos municípios de Ceres, Rialma, Rianápolis, Rubiataba, Santa Isabel, Vila Propício, Nova América e Uruana. Os cursos oferecidos foram panificação, doces artesanais, horticultura, quitandas, produtos de higiene e limpeza, processamento de carnes e avicultura.
“A Emater trouxe para gente qualificação, aproximação e benefícios que fazem a diferença na vida da população da região. Através desses cursos e com as condições que o governo do estado proporcionará às pessoas será essencial para a mudança em sua qualidade de vida”, ressalta Edmario Barbosa, prefeito de Ceres.
Maria do Carmo foi uma das alunas do curso de doces cristalizados em Ceres e contou o que planeja fazer com tudo que aprendeu: “Eu gostei muito do curso. Eu já sabia mais ou menos como fazer, mas, após aprender novas técnicas, eu pretendo fazer doces para vender”, conta.
A participante do curso de panificação, Leidiane Aparecida Ribeiro, deseja abrir seu próprio negócio caso seja aprovada para receber o cartão do Crédito Rural. “Eu achei muito bom. Eu pude aprender coisas novas e ainda me possibilitou aperfeiçoar as minhas técnicas. Com o benefício, eu quero investir no meu negócio para colocar em prática o que eu aprendi no curso”, narra.
Governo de Goiás
A Secretaria da Retomada levou até o Agro é Social um balcão de empregos, onde a população pôde se candidatar a várias vagas de trabalho, como auxiliar administrativo, repositor de mercadorias, vendedor, costureira, cabeleireiro, manicure e muito mais. Também foi realizada a “Feira do Produtor”, onde foram comercializados alimentos e artesanatos feitos por produtores rurais do município.
A criançada não ficou de fora da programação especial. A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer levou até o Agro é Social a “Rua do Lazer”. Os pequenos puderam brincar no pula pula, futebol de salão, pingue pongue e muitos outros brinquedos, oferecidos de forma gratuita.