sexta-feira , 22 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

CBA encerra atividades do PVE em Niquelândia com premiação para estudantes

No dia 29 de novembro, a Unidade Niquelândia da CBA realizou o encerramento das atividades de 2017 do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE). A solenidade aconteceu na Casa Bela Eventos e contou com a participação das 16 equipes participantes do concurso.

Na ocasião, foram apresentados os resultados das ações realizadas ao longo do ano, além da premiação dos vencedores do concurso Desafio Criativos da Escola. O concurso incentiva crianças e jovens a desenvolverem projetos para transformar a realidade das escolas e do município. Participaram crianças e jovens de 9 a 17 anos, matriculados na rede pública ou particular de ensino, além de grupos de jovens que participam de movimentos religiosos ou de outras entidades.

Os três projetos premiados do concurso Desafio Criativos da Escola esse ano, foram: em 1ª lugar, foi o “Olho D’Agua”, dos alunos da Escola Municipal José de Alencar que durante sua apresentação, abordou a diminuição da água no córrego que abastece o povoado do Faz Tudo onde está instalada a escola, diante desse problema, os alunos resolveram desenvolver o projeto de recuperação da nascente através do replantio de árvores e conscientização dos produtores rurais da região; em 2ª lugar ficou o projeto “Cosméticos Elaborados a Partir do Soro Lácteo”, dos alunos da Escola do Sesi/Senai, a criação desse projeto surgiu para aproveitar o soro lácteo que muitas vezes é descartado e jogado nos rios e lagos após a fabricação do queijo, causando grande impacto ambiental no município. Com o soro eles elaboraram uma linha de cosméticos de creme capilar e sabonete líquido; o 3ª lugar ficou o projeto “Grids Salvans”, dos alunos da Escola Educação Básica Articulada com Educação Profissional, que criaram um projeto de gaiola coletora de lixo instalada dentro dos bueiros, para ajuda a eliminar o entupimento e evitar alagamentos das ruas da cidade no período chuvoso, lembrando que o material utilizado foram grades de ferro descartadas no meio ambiente.

A orientação dos alunos para elaborar projetos para o desafio foi realizada durante os ciclos de atividades do PVE. Promovido pelo 9º ano consecutivo no município, o PVE visa contribuir para a melhoria da educação pública de Niquelândia. As ações, divididas em quatro ciclos, envolvem educação continuada para diretores, coordenadores pedagógicos de escolas, além de técnicos da Secretaria Municipal de Educação. O PVE também contempla ações de mobilização social para estimular a participação da comunidade para a melhoria da educação.

 

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.