Programa VIA – Apoio Local vai intensificar as ações no município para reduzir a violação dos direitos da criança e do adolescente
A Unidade Niquelândia da CBA promove, desde o mês de março, atividades dos programas sociais planejados para 2018 e, neste ano, realizará mais iniciativas e ampliará sua atuação social, com o acompanhamento do Instituto Votorantim. Uma das novidades é o Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA) – Apoio Local, que tem como objetivo contribuir para a redução da violação dos direitos da criança e do adolescente, por meio do fortalecimento e qualificação do trabalho da Rede de Proteção Social e do Sistema de Garantia de Direitos.
Participam do Programa profissionais da Educação, de Saúde e de Assistência Social, incluindo representantes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Também participam representantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar e Organizações da Sociedade Civil.
Segundo o gerente da Unidade Niquelândia da CBA, Marcos Antônio Augusto, a realização do Programa VIA reforça o comprometimento da empresa com a comunidade. “A busca pela garantia os direitos da criança e do adolescente ajuda a construir uma sociedade mais igualitária e cidadã. O Programa VIA é essencial nesse processo porque capacita profissionais de diversas áreas, da saúde à educação, para oferecer um atendimento em sintonia com as necessidades das crianças e adolescentes, inclusive suas famílias. Desse modo, a população em geral é beneficiada, o que estimula ainda mais o desenvolvimento local”, disse.
O presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Reneval Vaz Pires, elogiou a iniciativa. “Com o Programa VIA proporcionaremos uma perspectiva de futuro melhor para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Temos dificuldades para desenvolver projetos e, por isso, o apoio da CBA é muito importante para estimular ações”, afirmou.
Plano de Ação Integrado – O Programa VIA é realizado em Niquelândia com o apoio do Instituto Aliança, de Salvador (BA), que atua em todo o País com tecnologias educacionais e sociais planejadas para se transformarem em políticas públicas dirigidas aos jovens e às famílias. No início do programa, em março de 2018, os participantes elaboraram um diagnóstico local. A partir do levantamento realizado, os profissionais são capacitados para construir um plano de ação integrado e focado nas principais oportunidades ou fragilidades. O primeiro ciclo, realizado de 16 a 19 de abril, contou com a presença de 35 profissionais.
Foram compartilhadas informações sobre as ações realizadas por cada instituição, debatidos conceitos relacionados aos direitos da criança e do adolescente e planejadas as primeiras ações conjuntas. Os participantes também definiram o tipo de violação de direitos mais frequente para construir o plano de ação integrado. Outros dois ciclos de capacitação serão realizados para definir o fluxo de atendimento em situações de violação de direitos.
Os participantes irão elaborar ainda um projeto de atendimento para prevenir e reduzir a incidência de casos. O projeto será encaminhado pelo CMDCA ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente para solicitar apoio na execução.