segunda-feira , 12 janeiro 2026

Com nota A na Capag, Campos Verdes tem excelente avaliação de situação financeira

O último relatório da Capag (Capacidade de Pagamento) mostra que Campos Verdes está entre os municípios do Brasil com melhor situação fiscal equilibrada com nota máxima que é a letra “A”. A avaliação é feita pelo Tesouro Nacional e tem o objetivo de apurar a situação fiscal dos entes subnacionais de forma simples e transparente.

Para quem não conhece, a Capag foi formulada para mensurar o risco de crédito para o Tesouro Nacional decorrente de eventuais empréstimos com garantia da União.

A metodologia de cálculo é composta por três indicadores. No âmbito dos municípios, os indicadores podem ser definidos como: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Campos Verdes apresentou ótimos resultados em todos os índices. Lembrando que o atual Prefeito recebeu o município em 2017 com a nota “E”, a pior do Brasil.

O relatório mostra que o município está sem pendências na CAUC (Cadastro Único de Convênios) da União, aplicou os recursos necessários e exigidos por Lei na Educação e Saúde, além de encaminhar todos os relatórios fiscais e comprovar sua adimplência financeira.

Para o prefeito Haroldo Naves, isso mostra mais uma vez a eficiência dos profissionais à frente da Secretaria de Administração e Finanças e também o compromisso da gestão de manter em dia as contas públicas. “Tudo em dia, tudo pago, dívidas do passado pagas em sua maioria e o restante parcelado e estamos começando 2023 muita determinação e planejamento. Com mais investimentos e buscando recursos para fazer Campos Verdes avançar ainda mais”, disse.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Mesa Diretora da Câmara de Mara Rosa toma posse para o exercício de 2026

Na noite desta quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, foi realizada a solenidade de posse …

Campos Verdes de Goiás comemora 38 anos de emancipação com festa, investimentos e anúncio de novos benefícios

Campos Verdes de Goiás celebrou, no último dia 30, seus 38 anos de emancipação político-administrativa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.