quarta-feira , 5 novembro 2025

Crixás está entre os 5 municípios goianos que mais desmatou o cerrado em 2020

Área perdida no município no ano de 2020 equivale a 3.000 campos de futebol e já é maior que a desmatada em todos os meses de 2019. Ação criminosa em fazendas turbinou devastação e a perca da vegetação atinge principalmente os rios e córregos do município que passam por uma seca drástica.

O município de Crixás no Norte de Goiás, está entre os 5 municípios goianos que tem a maior área de desmatamento no Estado. Os dados do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) são referentes aos meses de janeiro a dezembro de 2020, neste período, 24,196 m² de cerrado nativo foram perdidos, o equivalente a aproximadamente 3.000 campos de futebol. A região representa uma das últimas fronteiras do Cerrado preservado em Goiás e recebe um duro ataque de fazendeiros que expandem suas pastagens para a agropecuária de corte.

Os dados do Deter, com informações de satélite, indicam também que 90% da destruição ocorreram entre os meses junho e julho. Restam menos de 35% do bioma original e as principais áreas atingidas fornecem água para os Rios Crixás e Rio Vermelho. O Deter é uma ferramente gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG) que foi criada para enviar alertas aos órgãos ambientais para que estes verifiquem as denúncias eletrônicas e contenham os danos à vegetação.

Niquelândia ocupa o primeiro lugar, em seguida o município de Flores de Goiás, no terceiro lugar Cavalcante, Caiapônia é o quarto e Crixás ocupa o quinto lugar do ranking de campeões de desmatamento, com 2.419 hectares.

Escrito por Dídimo Maciel, sociólogo, formado pela Universidade Federal de Goiás.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Ana Sanches recebe o prêmio Personalidade do Ano Britcham 2025

Homenagem da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) reconhece a atuação da …

Lundin Mining Brasil inicia operação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) em Alto Horizonte

Nova estrutura reforça o compromisso da empresa com o meio ambiente, a gestão responsável da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.