Os alunos da rede municipal de ensino tiveram momento de alegria e diversão.
A Prefeitura de Uruaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, proporcionou aos alunos da rede municipal de ensino e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), uma intensa programação alusiva a Semana do Circo. O evento que está em sua quarta edição foi realizado no Ponto de Cultura, e traz a magia do circo para as escolas, mostrando de forma lúdica a importância da leitura no processo de ensino aprendizagem, além disso, alia arte, cultura, diversão e alegria.
Os educadores ofertaram atividades relacionadas ao mundo circense, que ocorreram durante o mês de março, com associações entre mundo real e imaginário, aguçando o imaginário das crianças para expressarem suas ideias e assim ter um processo de aprendizagem mais eficiente.
O evento de encerramento teve início no dia 29, e estendeu até o dia 31. Esse ano, uma das novidades foi a inserção do teatro nas apresentações, trazendo para apreciação do público, o espetáculo “Entre Letras” de cunho pedagógico, do Ponto de Cultura Cidade Livre de Aparecida de Goiânia. Além disso, teve também “Show da Alegria” com Grupo Teatral Limpando o Olho de Uruaçu. Ao todo, mais de três mil alunos assistiram as apresentações, entre crianças das escolas municipais e CMEIs e adultos (EJA) e também de três escolas estaduais.
“Esse evento é um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2013, que trabalha arte, cultura, alegria e diversão, tudo dentro do projeto pedagógico voltado para as escolas. O nosso foco é fazer com que nossas crianças aprendam através do lúdico, e esse ano, além da parte circense, nós trabalhamos também o teatro educativo. Esse é um projeto nosso, e fechamos realmente com chave de ouro, aqui as crianças aprenderam, brincaram, se divertiram. Foi um momento único, e as escolas fizeram uma culminância com o projeto da dengue e o circo nas escolas, então foi uma evolução de cultura, porque o circo é uma das expressões artísticas que sobrevivem a todas evoluções culturais, seja política ou social, pelas quais a comunidade já passou. É um projeto que deve ser continuado porque traz alegria para as crianças e através do lúdico é mais fácil aprender. Esse ano foi totalmente educativo, trouxe temas como a importância da leitura, a criança aprendeu que é importante ler, que livro fechado e guardado, não vai resolver. Descobriram que através da leitura vão transformar nossa humanidade, vão ser pessoas diferentes. Hoje não adianta trabalhar apenas com modo tradicional, até na vida da gente, mas utilizando o lado lúdico é mais fácil memorizar. O que me chamou a atenção foi o crescimento do trabalho desenvolvido pelas escolas, tudo que é trabalhado durante o ano, foram expostos nos standes com uma riqueza enorme de materiais”, destacou a secretária de Educação Maria de Fátima Alves Oliveira. A secretária aproveitou a ocasião para anunciar que está deixando a pasta para alcançar novos objetivos na política. “Estou fechando esse ciclo com chave de ouro, e estou realizada profissionalmente, claro que tem falhas, mas dentro das possibilidades, consegui realizar projetos com a parceria de todos, estou muito feliz, me sinto com sentimento de dever cumprido e agradeço pelo apoio de todos, principalmente da rede de educação”, disse Fátima.