MAIO AMARELO_90x468
Dengue_PMU2024
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Eletrobras Furnas resgata animais silvestres ilhados no reservatório da UHE Serra da Mesa

Iniciativa já salvou cerca de 220 espécimes; ação é consequência do aumento do nível da água no lago artificial

Tatus, micos, sapos, aranhas, lagartos, cobras… A ação da Eletrobras Furnas para salvar animais que ficam isolados nas ilhas que são formadas devido ao aumento do nível da água no reservatório da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa (GO) já resgatou e liberou cerca de 220 animais em áreas mais apropriadas para a sua sobrevivência. O trabalho é realizado por expedições compostas por biólogos, médicos veterinários e assistentes que percorrem o reservatório em busca das mais diversas espécies.

Caso algum animal necessite de cuidados veterinários durante seu manejo, este é levado ao Centro de Triagem implantado em área do empreendimento. Neste local, passa por triagem, identificação, registro, biometria e acomodação. Os animais em bom estado de saúde são soltos em áreas pré-determinadas. Animais doentes ou feridos são tratados até que possam voltar ao seu habitat natural.

“Nossa missão é resgatar e salvar todas as espécies animais, desde o menor ser vivo que esteja nesses ambientes. Temos como foco não deixar nenhum animal para trás. Queremos oferecer, com esse importante trabalho, a chance de sobrevivência aos animais em ambiente seguro e adequado”, afirmou Fernando Vieira Machado, biólogo da Eletrobras Furnas.

Atualmente, o volume útil do reservatório de Serra da Mesa é de aproximadamente 85%, podendo chegar a 100% no próximo período úmido, entre novembro deste ano e abril de 2024, caso as condições se apresentem favoráveis. Embora este seja um importante fator para a geração de energia elétrica, também pode representar uma ameaça para a fauna, já que as ilhas onde os animais vivem ficam temporariamente submersas. Esta é a segunda vez na história da UHE Serra da Mesa que o resgate de animais é realizado. A primeira foi em 1995.

A atividade é executada com a autorização do Ibama/GO, em cumprimento ao licenciamento ambiental do empreendimento, no âmbito do Subprograma de Resgate da Fauna, que faz parte do Programa de Retomada do Enchimento do Reservatório. O trabalho tem previsão de durar três meses.

O aumento do nível do reservatório da UHE Serra da Mesa atende à regulamentação estabelecida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) vigente para a bacia. É reflexo da ocorrência de chuvas expressivas na cabeceira do rio Tocantins aliada à política operativa definida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para proporcionar melhores condições de operação ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e ampliar a segurança dos diversos usos múltiplos.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

HCN sediará a 2ª edição da Semana do Meio Ambiente e Saúde

Os três dias de evento contarão com palestras e projetos sobre sustentabilidade e a importância …

Exportações goianas atingem alta de US$ 1,3 bilhão em abril

Goiás está na 8° posição do ranking nacional entre estados que mais venderam para comércio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.