Ação visa o fortalecimento da agricultura familiar no estado de Goiás
Encerrando as comemorações da Semana Estadual da Agricultura Familiar, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) promoveu a primeira edição da Feira da Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), como forma de celebrar a importância do setor para a economia goiana.
O objetivo da feira é mostrar para a sociedade a importância da atividade para segurança alimentar do país, além de valorizar os produtores rurais que são assistidos pela Emater. A iniciativa serve, também, para divulgar programas e ações realizados pela Agência, que assiste as famílias rurais em todo o território goiano, fazendo o acompanhamento técnico e a capacitação dos agricultores, além de trazer informações sobre a adaptação de tecnologias por meio de metodologias educativas e participativas, objetivando geração de renda.
Na feira foram comercializados alimentos, como panificados, frutas, doces, geleias, queijos, granjeiros, hortaliças e produtos artesanais, como peças em crochê, panos de prato, forros de mesa, entre outros.
A dona Edileusa, produtora que mora na cidade Campestre de Goiás, trouxe uma diversidade de doces para vender na feira. Ela conta como a participação em cursos promovidos pela Agência foi essencial para o desenvolvimento de seu negócio. “Eu já gostava de fazer doces em compotas e queria aprender a fazer os cristalizados. E foi graças ao curso promovido pela Emater que eu aprendi e hoje estou aqui para vender os meus produtos que auxiliam na composição da minha renda familiar”, afirma a dona Edileusa.
Com a pandemia, os eventos, as feiras, os cursos, as oficinas e as capacitações promovidos pela Emater foram suspensos por mais de dois anos. A artesã Aleosina lembrou deste momento triste e comemorou o retorno durante a sua participação na feira. “Estou muito feliz em estar aqui mostrando às pessoas um pouco do meu trabalho e nós, que somos artesãos e produtores rurais, estávamos sentindo falta de participar de iniciativas como esta”, ressalta.