A 1ª dama Flaviane se emociona ao ser escolhida Imperatriz

Encerrada a Festa do Divino em Pilar de Goiás

Durante os 30 dias, foliões percorreram três regiões rurais do município para vivenciar uma tradição que já dura 272 anos

No dia 29, após a Santa Missa na Igreja Nossa Senhora de Pilar, a cerimônia do levantamento do Mastro da Festa do Divino Espírito Santo. A simbologia do mastro, que mede aproximadamente 30 metros de comprimento, foi erguido por um grupo de senhores da Irmandade do Santíssimo, e fica elevado na porta da Igreja Matriz. O ato marcou o final das comemorações da tradicional Festa do Divino Espírito Santo.

Este ano, a festa completou 272 anos e o que se viu pelas ruas estreitas e casarões centenários, foram centenas de fiéis demonstrando toda sua fé, religiosidade e devoção. Com cores bem fortes, velas e alegria, aconteceu um cortejo que saiu da casa do ex-prefeito Vateco, percorrendo as ruas da cidade, dando início à cerimônia do levantamento do Mastro.

A bandeira do Divino foi levada até a Igreja Nossa Senhora de Pilar pelo Imperador e Imperatriz, representados pelo prefeito Sávio Soares e a estudante Gesyellen Kamilly. A caminhada ainda contou com outros participantes, como aferes, guias, contra-guias, ajudantes e catireiros que compunham a procissão. O objetivo de celebrar o Espírito Santo e arrecadar fundos para a igreja é, antes de tudo, momento para devoção, reflexão e fé. Ao final aconteceu uma quermesse da Igreja para celebrar o momento e criar uma oportunidade para apreciar comidas típicas e participar de um bingo.

A festa do divino é apoiada pela prefeitura de Pilar de Goiás e faz parte da política cultural da atual gestão para resguardar o patrimônio histórico e imaterial da comunidade pilarense.

Neste domingo dia 30, foi realizada a entrega da folia, seguida de missa e escolha do novo Imperador e Imperatriz da folia do Divino, onde os escolhidos foram, Imperador da festa do Divino Espírito Santo para o ano de 2020, Augusto Soares Aranha, e a imperatriz é a primeira dama Flaviane Cácia de Lima.

A cerimônia contou com a presença do Padre Beneval, Foliões, Imperador Sávio Soares, Imperatriz Gesyellen Kamilly, fiéis, comunidade local e também do deputado estadual Bruno Peixoto.

O cortejo saiu da casa do Vateco e percorreu as ruas da cidade

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Equatorial Goiás abre inscrições para programa de estágio com oportunidades em diversas áreas

Processo seletivo contempla cerca de 20 vagas imediatas para estudantes do ensino superior; inscrições vão …

Recorde de comissionados faz folha da Alego crescer R$ 11 milhões em 6 meses

As despesas da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) com a folha de pagamento tiveram acréscimo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.