Durante os 30 dias, foliões percorreram três regiões rurais do município para vivenciar uma tradição que já dura 272 anos
No dia 29, após a Santa Missa na Igreja Nossa Senhora de Pilar, a cerimônia do levantamento do Mastro da Festa do Divino Espírito Santo. A simbologia do mastro, que mede aproximadamente 30 metros de comprimento, foi erguido por um grupo de senhores da Irmandade do Santíssimo, e fica elevado na porta da Igreja Matriz. O ato marcou o final das comemorações da tradicional Festa do Divino Espírito Santo.
Este ano, a festa completou 272 anos e o que se viu pelas ruas estreitas e casarões centenários, foram centenas de fiéis demonstrando toda sua fé, religiosidade e devoção. Com cores bem fortes, velas e alegria, aconteceu um cortejo que saiu da casa do ex-prefeito Vateco, percorrendo as ruas da cidade, dando início à cerimônia do levantamento do Mastro.
A bandeira do Divino foi levada até a Igreja Nossa Senhora de Pilar pelo Imperador e Imperatriz, representados pelo prefeito Sávio Soares e a estudante Gesyellen Kamilly. A caminhada ainda contou com outros participantes, como aferes, guias, contra-guias, ajudantes e catireiros que compunham a procissão. O objetivo de celebrar o Espírito Santo e arrecadar fundos para a igreja é, antes de tudo, momento para devoção, reflexão e fé. Ao final aconteceu uma quermesse da Igreja para celebrar o momento e criar uma oportunidade para apreciar comidas típicas e participar de um bingo.
A festa do divino é apoiada pela prefeitura de Pilar de Goiás e faz parte da política cultural da atual gestão para resguardar o patrimônio histórico e imaterial da comunidade pilarense.
Neste domingo dia 30, foi realizada a entrega da folia, seguida de missa e escolha do novo Imperador e Imperatriz da folia do Divino, onde os escolhidos foram, Imperador da festa do Divino Espírito Santo para o ano de 2020, Augusto Soares Aranha, e a imperatriz é a primeira dama Flaviane Cácia de Lima.
A cerimônia contou com a presença do Padre Beneval, Foliões, Imperador Sávio Soares, Imperatriz Gesyellen Kamilly, fiéis, comunidade local e também do deputado estadual Bruno Peixoto.
