468x90-gif(1)
Dengue_PMU2024
PMU-TOPO-Abril-Verde-2024
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Encontro para apresentação dos resultados da Virada Ambiental 2023 é realizado na Emater

Representantes das entidades e instituições envolvidas se reuniram nesta segunda-feira, 11/03, na sede da Agência

Para apresentar os resultados do projeto da 5ª edição da Virada Ambiental realizado em 2023, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), recebeu representantes de diversas instituições envolvidas no projeto nesta segunda-feira, 11/03.

De acordo com o coordenador do projeto e professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (Eeca/UFG), Emiliano Godoi Lobo, a Virada Ambiental contou com a participação de 206 municípios goianos e 50 municípios de 16 diferentes estados brasileiros, além de 14 entidades.

Além do balanço das ações realizadas pelo projeto em 2023, o encontro também debateu pautas como o planejamento estratégico para a próxima edição que será realizada neste ano. “A expectativa é alcançar novos municípios goianos com o projeto até termos uma adesão total de todo o estado”, destacou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira.

Durante a reunião, o Instituto Flamboyant recebeu o certificado de redução da emissão de gases, por ter neutralizado 84 toneladas de Carbono por meio do plantio de mudas de árvores nativas em 2023.

O encontro contou ainda com a participação da deputada estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rosângela Rezende; representantes da Saneago, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Associação Goiana dos Municípios (AGM), da Universidade Federal de Goiás, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental e da Escola do Legislativo.

Após a reunião, o presidente da Emater, Rafael Gouveia, recebeu a comitiva da Virada Ambiental e reforçou a parceria da Agência com as ações do projeto.

Virada Ambiental

O projeto Virada Ambiental tem como objetivo a sensibilização de toda a sociedade sobre a importância do plantio de espécies nativas para a conservação da biodiversidade, melhorando assim a qualidade ambiental nas bacias hidrográficas. A intenção é alcançar novas cidades a cada edição, a fim de ampliar a proteção do meio ambiente no território goiano.

Idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal de Goiás (UFG), dentro do Programa UFG Sustentável, o projeto conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, além das prefeituras que aderiram à proposta.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Operação conjunta entre Equatorial Goiás e Polícia Civil encontra furto de energia em serraria de Águas Lindas

Volume de energia desviado é suficiente para abastecer 70 residências por dois anos; Prejuízo estimado pela …

Governo de Goiás inicia pavimentação da GO-154 entre Bonópolis e Novo Planalto

Com recursos do Fundeinfra, último município sem ligação asfáltica estadual recebe 33 quilômetros de nova …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.