Investimento de R$ 95 milhões inclui nova subestação, linha de alta tensão e redes de distribuição de energia. Sistema beneficiará toda a região, incluindo grandes propriedades rurais, contribuindo para o desenvolvimento de uma das maiores áreas irrigadas da América Latina. Companhia realiza, ainda, Caravana #EnelPorVocê no município, oferecendo troca de lâmpadas, de geladeiras para clientes pré-selecionados, atendimento móvel, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica e outros, além de um mutirão de manutenções.
A Enel Distribuição Goiás inaugura, nesta terça-feira (10), mais uma grande obra no Estado de Goiás, um novo sistema de alta tensão no município de Cristalina, fruto de um investimento de R$ 95 milhões. A entrega é composta pela Subestação São Marcos, com 66 MVA de potência, e pela Linha de Distribuição de Alta Tensão (LDAT) Cristalina – São Marcos, com 50 quilômetros de extensão, que já estão em funcionamento, e por 65 quilômetros de novas redes de distribuição de média tensão que estão em construção. Esta obra representa o atendimento a uma antiga demanda da região e um grande salto para a expansão da produção rural nesta que é uma das maiores áreas irrigadas da América Latina. A inauguração do complexo será realizada na subestação, às 10h30, com a presença de representantes da diretoria da companhia e de autoridades convidadas.
O responsável por Engenharia e Construção de Alta Tensão da Enel Goiás, Reginaldo Santos, explica que a nova Subestação São Marcos foi construída no modelo compacto, com padrão europeu, que utiliza equipamentos multifuncionais de alta tecnologia, permitindo a construção em espaços bem inferiores aos das unidades convencionais. Além disso, todos os equipamentos são telecontrolados, ou seja, comandados à distância. “Graças à tecnologia instalada aqui, toda a operação deste complexo é realizada de forma digital, pelo Centro de Operações, que fica em Goiânia. Isso proporciona mais segurança operativa e agilidade em caso de uma falha. Para se ter uma ideia, são ao menos 50 quilômetros de estrada de chão até a subestação, que levaria cerca de uma hora para o deslocamento de uma equipe. Com a operação remota, conseguimos iniciar as manobras instantaneamente no caso de uma falha”, completa.
A nova LDAT Cristalina – São Marcos também conta com o que há de mais moderno no mercado do setor elétrico, garantindo um sistema robusto por inteiro. A linha foi construída para interligar a nova unidade à Subestação Cristalina. A rede também conta com equipamentos telecontrolados em sua extensão, possibilitando o controle pelo Centro de Operações da Enel. Ao longo dos seus 50 quilômetros, passa por grandes lavouras, áreas irrigadas e um trecho de perímetro urbano. Toda a construção seguiu normas técnicas, de segurança e ambientais, para trazer o menor impacto possível para a localidade.
O presidente da Enel Goiás, José Nunes, descreve como histórica a conclusão deste novo sistema de alta tensão, uma vez que a região de Cristalina já tem um dos maiores PIBs agrícolas do Brasil e possui capacidade para expandir a produção, mas carecia de mais energia disponível. “A entrega de um novo sistema com esta capacidade é fundamental para acompanhar o desenvolvimento dessa região e do Estado de Goiás, permitindo atender a pedidos de aumento de carga para grandes produtores rurais e a conexão de novos clientes na região, gerando novos empregos e renda”, destaca.
Para o produtor rural e Secretário de Agricultura de Cristalina, Alécio Marostica, o novo complexo fará com que o município dê um novo salto de desenvolvimento e aumento de produtividade. “Com esse novo sistema, nós teremos energia não só para os grandes produtores que querem expandir a produção, mas também para o pequeno produtor que deseja instalar seu primeiro pivô e iniciar no cultivo irrigado. A energia garante a irrigação, que garante a produção com segurança e qualidade”, afirma.
Outro ponto de grande destaque na construção do novo complexo é a segurança de todos que trabalharam nesta obra. O diretor de Alta Tensão da Enel Brasil, Fernando Andrade, ressalta que cerca de 300 pessoas atuaram simultaneamente ao longo da construção e não houve nem um acidente de trabalho. “Esse resultado nos deixa extremamente satisfeitos, pois de nada adiantaria entregar uma obra com tamanha relevância e investimento, se tivéssemos algum acidente com nossos colaboradores próprios e parceiros. Aqui temos a entrega de um trabalho completo por inteiro, com o objetivo técnico alcançado e com zero acidente”, pontua.
Caravana #EnelPorVocê
A Enel Goiás também leva a Caravana #EnelporVocê para Cristalina nesta terça-feira. O evento será realizado das 8h às 17h, na Praça da Câmara, onde os clientes da companhia poderão trocar, gratuitamente, até 4 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares –, que têm alto consumo de energia, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos antigos. Uma Loja de Atendimento Móvel da Enel também ficará no local, disponibilizando todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos, ligações novas e trocas de titularidades.
Os moradores de baixa renda do município, que possuem o Cadastro Único e se enquadram nos pré-requisitos do programa do Governo Federal, também terão atendimento para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia. Ainda no local, serão trocadas 60 geladeiras doadas pela Enel para clientes necessitados, pré-selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Ainda como parte da programação, a Enel Goiás realizará, entre os dias 9 e 11, um mutirão de podas e manutenções em pontos mapeados da rede elétrica de Cristalina. A ação contará com a presença de nove equipes, entre pick-ups, caminhões e motos, que promoverão podas em trechos onde os galhos estão próximos ou em contato com a fiação e correções de anomalias, como troca de equipamentos danificados e ajustes na fiação. O trabalho em formato de mutirão antecipa e complementa as ações previstas no Plano de Manutenções da companhia e garante mais qualidade para o fornecimento de energia da região.
Somente de janeiro à primeira semana de maio deste ano, a companhia já realizou 473 correções em pontos degradados da rede e podou 277 árvores que estavam em contato com a fiação. Além disso, foram realizadas inspeções com uso de drones em 170 quilômetros de redes. Os drones usados nas inspeções contam com câmeras de alta resolução, que permitem um mapeamento detalhado da rede para a identificação de possíveis pontos onde são necessárias as manutenções.