A Enel Distribuição Goiás está realizando, nesta segunda (8) e terça-feira (9), ações educativas com os comerciantes e romeiros da Festa do Muquém, em Niquelândia. O objetivo da ação é orientar sobre a forma segura do uso de energia, uma vez que estão sendo instaladas na região barracas para dormitório e comercialização de produtos, que muitas vezes precisam de uma ligação provisória de energia durante os dias de festa. A companhia alerta que toda essa instalação precisa ser feita de maneira adequada para garantir a segurança dos comerciantes e da população. Entre o mês de julho e a primeira semana de agosto, a empresa já realizou cerca de 1000 conexões provisórias para os participantes da festa.
A ação é parte do projeto Energia Legal Enel, que tem o objetivo de combater as fraudes e furtos de energia, os famosos ‘gatos’, e conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos destas práticas. O furto de energia prejudica a qualidade do serviço prestado pela companhia elétrica, é crime – com pena prevista em lei de um a oito anos de reclusão -, além de trazer outros impactos para os consumidores, como o aumento do valor da conta, uma vez que a Agência Nacional de Energia Elétrica reconhece nas tarifas uma parte das chamadas ‘perdas comerciais’. Por isso, equipes da Enel estão percorrendo as bancas e orientando sobre todo o processo de ligação provisória, desde o pedido que pode ser feito pela unidade móvel de atendimento que está no local da festa, até os prazos e materiais necessários.
Plano Preventivo
A Enel realizou previamente uma série de ações de melhorias na rede elétrica do município. Somente neste ano, a empresa já realizou a poda de cerca de 1,5 mil árvores e galhos que estavam próximos à rede elétrica e a limpeza de mais de 885 quilômetros quadrados de faixa de servidão. O objetivo é combater a incidência de toque ou queda de vegetação sobre a rede, um dos principais motivos que levam à falta de energia.
O responsável de manutenção da regional que atende o município de Niquelândia, Marcus Alex, explica que foi realizada uma inspeção prévia na rede elétrica da região, incluindo a zona rural, para o mapeamento de possíveis pontos de defeito e correção. Para essas inspeções, além da equipe em campo, a companhia utiliza drones e helicópteros, equipamentos de tecnologia que otimizam o trabalho e trazem resultados assertivos. A companhia também focou na manutenção da rede elétrica com equipes de Linha Viva, que são profissionais altamente treinados e capacitados para executar a manutenção da rede sem desligar, ou seja, as equipes trabalham sem impactar o fornecimento de energia para os clientes.
A empresa também preparou uma força tarefa para os dez dias de festa, que acontece até o dia 15 de agosto, com reforço de equipes em campo e geradores em pontos estratégicos do município para garantir agilidade em casos emergenciais, além de equipes especializadas para atendimento aos comerciantes que solicitaram ligações provisórias. “Estamos trabalhando fortemente para contribuir com uma das festas mais tradicionais do Norte do Estado. Nosso foco é fornecer um serviço de qualidade e com segurança, além de movimentar a economia da cidade. As equipes da Enel ficarão em pontos estratégicos com caminhões equipados com geradores para atuar com agilidade, principalmente, em casos de serviços essenciais. A melhoria contínua do serviço é a prioridade para a companhia no Estado”, afirma Marcus Alex.