Somente no primeiro trimestre, mais de 400 obras, entre ações preventivas e de reconstrução, foram realizadas na região
Entre os principais objetivos da Equatorial Goiás está ampliar a manutenção da rede de distribuição de energia elétrica em 2024. A companhia planeja aumentar em 41% as atividades preventivas em todo o Estado. Neste contexto, um grande trabalho de reconstrução foi realizado no norte de Goiás. Somente no primeiro trimestre de 2024, mais de 400 foram executadas na região, envolvendo também mutirões de podas e manutenção da rede.
Segundo o gerente técnico de Uruaçu, Marcus Alex, várias ações merecem destaque, como o mutirão realizado no povoado de Bandeirantes, no município de Nova Crixás. “Os nossos clientes sofriam com uma rede deteriorada, com uma extensão de mais de 60 km. Atravessando rios, lavouras e muitos trechos em vegetação muito densa, e com o apoio da prefeitura de Nova Crixás, do Sindicato Rural e, principalmente, dos moradores proprietários das terras por onde passavam a rede, conseguimos corrigir mais de 170 defeitos mapeados nas extensões”, detalha.
Este mutirão teve 67 dias de operação, usando equipes em reparos com a rede energizada, evitando impactos ainda maiores para os clientes, e 100% dos defeitos foram corrigidos. A região, pela primeira vez, celebrou o marco de 40 dias com a energia estabilizada.
Outro evento marcante foi realizado na cidade de São Miguel do Araguaia. As ações buscaram levar mais confiabilidade para o sistema, principalmente, na temporada de pesca, quando passam, em média, 300 mil pessoas pela cidade, segundo a Prefeitura.
“Com o aumento no fluxo de pessoas, a rede acaba sofrendo com a sobrecarga. Assim, a distribuidora antecipou o trabalho de reconstrução do sistema elétrico, buscando garantir estabilidade durante as ondas de calor e reduzir as interrupções no fornecimento de energia para os clientes”, explica Marcus Alex.
Melhorias constantes
Em todo ano passado, a Equatorial Goiás investiu mais de R$ 2 bilhões na recuperação do sistema elétrico do Estado. O resultado totaliza 426.500 obras entregues, 11% a mais do planejado em obras como manutenção preventiva, limpeza de faixa, criação de novas redes de média tensão, podas de árvores, trocas de equipamentos, manutenções e modernizações de subestações.
A companhia ressalta que o desafio pela reconstrução da rede de Goiás continua. Em 2024, o foco se mantém na recuperação do sistema elétrico e num ritmo constante de ações e investimentos. Todo esse trabalho pode ser acompanhado em tempo real no site do Trabalhômetro: https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/.