Goiás tem aumento de 11,7% nos casos de estupro em seis meses

Goiás registrou uma média diária de nove casos de estupro no primeiro semestre de 2023, totalizando 1,6 mil ocorrências, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O aumento de 11,7% em relação ao mesmo período de 2022 levanta preocupações sobre a conscientização das vítimas e a necessidade de enfrentar a subnotificação desses crimes.

O relatório “Violência contra meninas e mulheres no 1º semestre de 2023”, do FBSP, revela que 74,5% dos casos no país são direcionados a crianças, adolescentes ou incapazes, sendo as crianças as principais vítimas. Apesar do aumento nos registros, especialistas apontam para uma conscientização crescente das vítimas sobre seus direitos e sobre como denunciar casos de abuso sexual.

Ao jornal O Popular, a mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Jully Anne Ribeiro, destacou que o acesso à informação está incentivando mais denúncias, mas ressaltou desafios como a falta de Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (Deam) em municípios pequenos, onde as vítimas podem enfrentar dificuldades para procurar ajuda.

Jully Anne também aponta que o constrangimento e o medo de represálias ainda são fatores que impedem muitas mulheres de denunciar imediatamente após o ocorrido. A conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Ariana Garcia, reforça a importância do registro do boletim de ocorrência e destaca a fragilidade das evidências quando há demora na denúncia.

No cenário nacional, apenas sete estados apresentaram queda nos casos de estupro, enquanto o Brasil como um todo registrou um aumento de 14,9%. Goiás, com uma taxa de crescimento inferior à média nacional, destaca-se como um estado onde a conscientização das vítimas tem impacto na quantidade de denúncias.

Fonte: O Popular

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Goiás negocia acordo com Japão para exploração de terras raras

Ronaldo Caiado afirmou que Goiás sairá na frente com a parceria. O projeto de lei …

Instituto Equatorial e Fundação Roberto Marinho lançam edital para qualificação profissional em projetos criativos via co.liga

Programa oferece formação em projetos criativos para jovens e adultos nos sete estados de atuação das distribuidoras do Grupo Equatorial O Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.