Guarda de cães é garantida em mediação de divórcio por meio de atuação extrajudicial

A atuação extrajudicial da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) garantiu acordo de guarda e convivência de três cães, em Goiânia. O caso foi conduzido pelo Núcleo de Atuação Extrajudicial (NAE), durante sessão de mediação envolvendo divórcio entre Gabriela (nome fictício), de 37 anos e João (nome fictício), em 30 de janeiro, na Unidade Marista.

O casal chegou ao acordo de que as responsabilidades em relação aos animas será compartilhada e os cães passarão 15 dias do mês com cada um, resguardando a possibilidade de que, caso qualquer um venha viajar, o outro ficará com os animais. Além disso, todas as despesas com os animais serão divididas entre os tutores na proporção de 50% para cada.

“A guarda compartilhada é muito importante pois eles sentem falta do carinho das ambas partes”, comentou a assistida.

O coordenador do Núcleo de Atuação Extrajudicial da DPE-GO (NAE), defensor público Bruno Malta Borges, acolheu o pedido dos assistidos e orientou a elaboração do termo de entendimento, referendando a preocupação de ambos de manterem uma convivência saudável com os cães. “O divórcio foi concluído de maneira respeitosa, garantindo que o filho tivesse todo o cuidado necessário, que os bens fossem partilhados e que até mesmo os cachorros tivessem seu bem-estar assegurado. Sempre foram parte da família”, garantiu.

Entenda o caso

Gabriela e João buscaram o atendimento da Defensoria Pública para realizarem um divórcio consensual com regulamentação de guarda, convivência e pensão alimentícia do filho e partilha de bens.

Separados há pouco mais de um mês, os dois foram casados por 17 anos e dividiam a preocupação sobre como ficariam a guarda dos cães de estimação: Toquinho, Estrela e Charlotte. Os três cachorros fazem parte da família desde 2018. Em meio à sessão de mediação, quando a mediadora perguntou se havia mais algum bem a ser compartilhado, os assistidos relataram o desejo de compartilhar a guarda dos cães de estimação.

Atribuições do NAE

O Núcleo Especializado de Atuação Extrajudicial da DPE-GO tem como uma de suas atribuições o atendimento às necessidades das assistidas e dos assistidos de forma mais próxima à realidade deles.

O nome do assistido foi alterado para preservar sua identidade.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Ataque ao Banco Central reforça rastreabilidade oferecida pela tecnologia blockchain

Ativos digitais não são sintoma de anonimato e podem ser monitorados pelos órgãos fiscalizadores O …

Prefeitura de Uruaçu trabalha na recuperação de estradas e construção de pontes na zona rural

Intervenções garantem mais segurança, trafegabilidade e desenvolvimento para quem vive e trabalha no campo A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.