Projeto tem como principal objetivo celebrar o nascimento de cada bebê da unidade, por meio do plantio e entrega de mudas às mães puérperas
Uma nova árvore para celebrar o nascimento de uma nova vida. Assim surgiu o projeto Nascer Floresta no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás, referência em obstetrícia no estado.
O projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Uruaçu (SEMMA), tem como objetivo celebrar o nascimento de cada bebê do HCN por meio do plantio e entrega de mudas a mãe puérpera. Cada árvore simbolizará um presente para o futuro mais sustentável, preservando a natureza e promovendo melhor qualidade de vida a todos.
Em comemoração ao Dia das Mães (12/05), o hospital iniciará o plantio de árvores nativas do cerrado em área adequada, criando espaço verde com plantas que serão cuidadas e plantadas pelas mães, juntamente com a equipe do HCN. A ação está sendo organizada pelo setor de sustentabilidade, juntamente com a maternidade e equipe multiprofissional da unidade, promovendo a participação ativa e o senso de pertencimento da comunidade.
O projeto não será restrito apenas ao mês em que se comemora o Dia das Mães. A ideia é continuar entregando mudas para todas as mães que quiserem e tiverem lugar para plantá-las. As mudas serão fornecidas pela SEMMA, promovendo assim a conexão com a natureza e incentivando práticas sustentáveis, cuidando da vida e do meio ambiente ao mesmo tempo.
O HCN também se beneficiará com o projeto, aumentando a área verde em torno do hospital, melhorando a qualidade do ar, a temperatura e a biodiversidade, com árvores nativas promovendo a recuperação e preservação ambiental, além de proporcionar momentos terapêuticos e de conexão com a natureza para as mães e suas famílias durante o período de internação, assim como para colaboradores.
“O Nascer Floresta brota desse momento maravilhoso que é a maternidade e, inspirados por esse amor cuidadoso e protetor das mães, pensamos em convidá-las a celebrar o nascimento de seus filhos por meio do plantio de uma árvore “ diz Dra. Karina Pavão, diretora médica de sustentabilidade e ESG do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, organização responsável pela administração do HCN. “Trazendo a simbologia envolvida no projeto, enquanto a árvore enraíza, a criança cresce e poderá desfrutar de um lugar com mais verde, ar puro e as belezas que a natureza nos traz. Assim vamos semeando a conscientização desde o nascimento sobre a importância da preservação ambiental e do cuidado com a Mãe Natureza”, concluí a diretora médica.
Plantas Nativas
Considerando a biodiversidade da região, foram selecionadas plantas adequadas para o espaço e clima local, avaliando a facilidade de cultivo e as espécies nativas de Uruaçu. As mudas selecionadas para plantio foram: Baru, Ipê, Caju do Cerrado, Pequi e Cagaita.
“O projeto busca transformar não apenas o ambiente físico em torno do hospital, mas também proporcionar momentos de conexão com a natureza e incentivar os pacientes e colaboradores a cuidarem melhor do meio ambiente”, enfatiza a coordenadora de Sustentabilidade do HCN, Valdilene Silva.
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Os efeitos das mudanças climáticas, manifestados por ondas de calor, chuvas intensas ou secas, alterações nas estações do ano, são percebidos e sentidos em todos os continentes, ocorrendo de maneira acelerada e atribuídas às atividades humanas e ao desrespeito ao meio ambiente. O cenário é agravado pela grande pegada de carbono, muita produção de lixo, consumismo, as constantes queimadas e ações de desmatamento, entre outras.
Além disso, o uso intenso de combustíveis fósseis, como petróleo, gás e carvão, seja em casa, no agronegócio, em empresa, hospitais e no transporte é uma das principais fontes de emissão desses gases. A queima de combustíveis fósseis, como, por exemplo, o petróleo, contribui para a emissão de gases de efeito estufa (GEE), principalmente dióxido de carbono (CO₂). Esses GEE, ao se acumularem na atmosfera, formam uma barreira que retém mais calor do Sol na Terra, agravando a situação.
A unidade também tem implantado ações para maior sustentabilidade ambiental, como uso racional de água, eficiência energética, gerenciamento adequado de resíduos sólidos, criação de indicadores socioambientais, entre outras ações que têm o intuito de mitigar a pegada de carbono, promovendo a saúde dos usuários e, ao mesmo tempo, a saúde do nosso planeta.