Depois que o Jornal Correio do Povo publicou no seu impresso e no site, denunciando o problema da falta d’água em Uruaçu, a Saneago nos informou que está tomando providencias para solucionar de vez, o problema do desabastecimento em Uruaçu.
A matéria foi publicada no último dia 15, e circulou em Goiânia no dia 16, nos principais órgãos do governo do estado de Goiás, mostrando a dificuldade enfrentada pelos moradores de Uruaçu, com a falta de água no município, chamou a atenção das autoridades e de outros veículos de comunicação da região, que também noticiaram essa matéria.
Ainda falta a Saneago cumprir a promessa de investimento na unidade de capitação e tratamento de água em Uruaçu, vamos continuar cobrando as melhorias necessárias no sistema de tratamento d’água da nossa cidade, como por exemplo, um filtro decantador, que custa cerca de R$ 35 mil, um valor baixo para a Saneago, se comparado o valor arrecada dos contribuintes de Uruaçu.
Veja abaixo a nota postada no site da Saneago
Saneago contorna desabastecimento em Uruaçu
A Saneago informa que o comprometimento no fornecimento de água em Uruaçu é devido à diminuição no volume do lago de Serra da Mesa, fato que provocou acúmulo de sedimentos no ponto de captação do manancial abastecedor, Ribeirão Passa Três, e diminuiu a quantidade de água produzida para a população.
Esse acúmulo prejudicou a qualidade da água e sobrecarregou a capacidade de operação de tratamento. Por isso, enquanto normalmente seriam tratados 108 litros de água por segundo, estão sendo operados cerca de 70 litros por segundo, o que prejudica o fornecimento para a população.
A partir da última terça-feira, dia 16, a Saneago adotou medidas de contenção dessa sujeira acumulada, fazendo “barricadas” com sacos de areia para proteger o ponto de captação de água e evitar que os sedimentos continuem prejudicando a captação – e, consequentemente, o tratamento e o fornecimento de água.
A empresa também está providenciando a perfuração de quatro poços artesianos profundos para reforçar o atendimento à população.
Está em estudo, ainda, a elaboração de projeto para construção de uma Estação de Tratamento de Água convencional e a mudança no local de captação através da construção de uma barragem de nível, o que vai impedir novos acúmulos de sujeira no manancial.
A Saneago está trabalhando em ritmo acelerado para normalizar o fornecimento de água à população no menor tempo possível.
Saneamento de Goiás S/A.
Av. Fued José Sebba, 1245.
Jardim Goiás – Goiânia-GO.
Cep 74805-100
Telefone : (62) 3243-3300
Telefax : (62) 3522-2613
Caixa Postal : 521