Justiça educacional beneficia 546 alunos em Uruaçu

Justiça juiza siteO programa Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola encerrou as atividades do ano em Uruaçu com a missão cumprida: atingir os 546 alunos da rede pública de ensino fundamental, número previsto desde o lançamento do projeto. O encerramento foi comemorado com festa, realizada na quinta-feira (28) na Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

O programa leva aos alunos noções básicas sobre o Poder Judiciário, além de ensiná-los mais sobre seus direitos e deveres. A ação é iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e secretaria municipal de Educação.

A coordenadora regional do projeto, juíza Geovana Mendes Baía Moisés, destacou a importância de oferecer às crianças conhecimentos de Justiça e cidadania. “Sentimento de deve cumprido, de ter plantando uma sementinha, de ter mostrado as eles de que nada adianta se eles não forem bons cidadãos, se não souber respeitar os direitos das pessoas”, ressaltou. Segundo ela essa sensação de dever cumprido aumenta quando ela vê os que os alunos fazem em suas apresentações. “É gratificante ver o que eles fazem. Tento de alguma forma conversar, me aproximar, mostraro quanto é importante ser um cidadão de bem”. “Espero que daqui alguns anos essa sementinha plantada dê bons frutos e que sejam no futuro bons cidadãos, que galgem e alcancem um bom lugar”, é o que deseja doutora Geovana.

De acordo com a juíza de Direito da Vara Camila Nina Erbetta , coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental do TJGO, orientar as crianças sobre seus direitos e deveres reflete no futuro delas, uma vez que tornarão cidadãos mais conscientes e responsáveis. “Esse conhecimento aumenta o comprometimento do cidadão com o País”, enfatizou.

Durante a festa de encerramento, foi divulgado o resultado do concurso de redação, cujos textos foram corrigidos por uma comissão e os autores das seis melhores redações foram premiados. As redações foram divididas em dois grupos as do 6° ao 9° e as do 5° ano. Os vencedores do 6° ao 9° foram os seguintes: 1° lugar, Lucas da Silva Bastos; 2° lugar, Vitor Hugo Silva dos Reis; e, 3° lugar, Daiane Alves dos Santos. E os do 5° ano: 1° lugar, Henrique D’Ávila; 2° lugar, Júlia Oliveira Nascimento; 3° lugar, Joice Conceição.

As oito escolas municipais que participam do projeto fizeram várias apresentações, demonstrando o que os alunos aprenderam sobre cidadania. Mas, o momento de maior emoção foi quando as alunas da Escola Presbiteriana homenagearam a coordenadora do projeto da 13ª Região Judiciária, a Juíza de Direito Geovana Mendes Baía Moisés. As alunas cantaram e coreografaram a bela música “Aos olhos do Pai”, da cantora gospel Ana Paula Valadão.

A prefeita de Uruaçu, Solange Bertulinoque também estava presente agradeceu o empenho da juíza Geovana, em especial, dos alunos e professores por se dedicarem tanto à iniciativa. “Este município está sempre de portas abertas. A secretaria de Educação e todas as pessoas envolvidas não mediram esforços para esse projeto pudesse acontecer. Quando a doutora Geovana fala que espera que tenha plantado uma sementinha, eu enquanto representante desse município, quero reafimar que todas as parceiras se fizerem necessárias o governo vai fazer em prol da comunidade”, enfatizou a prefeita.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Inscrições para o Agro é Social Jovem vão até 31 de agosto

Formação é gratuita e direcionada para filhos e filhas de produtores rurais. A proposta é …

Romaria do Muquém leva 450 mil fiéis a Niquelândia

No último dia da Romaria do Muquém 2025 (14/08), o governador Ronaldo Caiado participou da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.