terça-feira , 9 setembro 2025

MPT investiga fala de ex-prefeito que ameaça fechar empresa se Lula ganhar eleições

O empresário e ex-prefeito de Porangatu (GO), Eronildo Valadares, disse em áudio enviado a um grupo fechado de produtores que vai fechar sua empresa e liquidar todo o estoque se o candidato Lula, do PT, ganhar a eleição presidencial neste 2º turno.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás investiga o caso como coação eleitoral.

“Eu já anunciei para todos os funcionários, dia primeiro a empresa minha vai estar com uma faixa de liquidação de estoque que vai fechar a empresa, se o Lula ganhar vai fechar a empresa”, disse na gravação.

Nesta terça-feira (11) foi instaurado um inquérito civil, para apurar a suposta ameaça a empregados da empresa. O promotor Tiago Ranieri de Oliveira ficará a cargo da investigação.

Em nota o MPT informa que caso seja constatada a ameaça uma ação pode ser movida na Justiça do Trabalho, contra o empresário.

“Ela será investigada por meio da solicitação de documentos e até oitiva de testemunhas, se for o caso. Se a ameaça (coação eleitoral) for constatada, este órgão tomará as medidas cabíveis, o que inclui a proposição de um Termo de Ajuste de Conduta ou, se necessário, o ajuizamento de uma ação na Justiça do Trabalho”, diz o MPT.

Na gravação, que tem pouco mais de 1 minuto de duração, Eronildo diz que os funcionários estão todos preocupados com o 2º turno da eleição.

“É isso que temos que estar falando, mostrar o seguinte: se querem o emprego, que deêm valor em quem arruma emprego, quem dá a oportunidade para eles trabalharem. Se não, vão ter que procurar o pessoal do PT para arrumar emprego”, diz o ex-prefeito.

Por meio de nota, o empresário e político se pronunciou sobre o caso e disse que o áudio foi distorcido e que nunca obrigou qualquer colaborador a seguir seus ideais políticos, bem como tem garantido a liberdade do voto livre e secreto.

No mesmo áudio, o empresário diz que acredita que todos os eleitores do candidato Jair Bolsonaro, do PL, têm condições de conquistar mais um voto.

“Se 10% dos eleitores do Bolsonaro conquistar mais um voto, com certeza ele ganha essas eleições”, destaca.

Em outro momento, o ex-prefeito de Porangatu afirmou também que não compra produtos para sua empresa de fornecedores que sejam petistas.

“Também não compro mais ninguém que seja PT. Se o dono é PT, não compro”, finalizou.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Goiás negocia acordo com Japão para exploração de terras raras

Ronaldo Caiado afirmou que Goiás sairá na frente com a parceria. O projeto de lei …

Instituto Equatorial e Fundação Roberto Marinho lançam edital para qualificação profissional em projetos criativos via co.liga

Programa oferece formação em projetos criativos para jovens e adultos nos sete estados de atuação das distribuidoras do Grupo Equatorial O Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.