sexta-feira , 22 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Na antiga Vila Boa, Caiado exalta cultura e fé dos goianos durante Procissão do Fogaréu

Governador Ronaldo Caiado participa da tradicional Procissão do Fogaréu na cidade de Goiás

Ponto alto da Semana Santa na histórica cidade de Goiás, celebração religiosa recebe investimento do Governo de Goiás. “É algo que vale a pena, o despertar desse sentimento da Semana Santa, de amor ao próximo e de solidariedade”, diz governador Ronaldo Caiado

O silêncio e a escuridão nas ruas da cidade de Goiás deram lugar à marcha e às chamas conduzidas pelos farricocos. Ato de fé e tradição, a Procissão do Fogaréu, realizada na noite desta quarta-feira (05/04), foi registrada pelo olhar de milhares de pessoas que participaram da celebração cristã. O percurso foi acompanhado pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado. “Tudo isso faz com que a gente incentive ainda mais o turismo, a cultura e mostre às pessoas o quanto nosso estado é lindo, o quanto devemos nos orgulhar dele e cada vez mais melhorar a qualidade de vida desse povo”, pontuou o chefe do Executivo.

Realizada desde 1745 na antiga capital goiana, a Procissão do Fogaréu foi trazida ao estado pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola. A encenação, que remonta, dentro da tradição católica, a prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos, representados por 40 farricocos, percorre ruas e becos da cidade, com ponto de partida em frente ao Museu de Arte Sacra da Boa Morte. Durante o trajeto, a multidão espera a passagem do grupo que sai pelas ruas da antiga Vila Boa com vestes longas de cores vibrantes, chapéus pontudos, descalços e com tochas, conhecidas como archotes, nas mãos.

Caiado, que ressaltou sua ligação com a antiga Vila Boa e a procissão que acompanha desde a infância, foi um entre os inúmeros espectadores a carregar os tradicionais archotes que iluminam a cidade após a meia-noite da Quinta-Feira Santa. “É algo que vale a pena, o despertar desse sentimento da Semana Santa, de amor ao próximo, de solidariedade, da gente refletir e ver o quanto Aquele que nos guia, nos orienta e nos motiva passou por momentos tão difíceis na vida para poder nos dar um bom exemplo. É um orgulho pra mim poder, como governador do Estado, assistir mais uma vez a essa festa”, expressou o governador.

Aporte
Com investimento de R$ 115 mil do Governo de Goiás, o evento é organizado pela Prefeitura de Goiás em conjunto com a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT). A iniciativa é contemplada pelo Programa Goyazes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e recebe patrocínio da rede varejista Novo Mundo. “Momentos de festividade como esse só comprovam que a Secult, assim como todas as outras secretarias, estão aqui para fazer políticas públicas. Conseguimos ver a cidade cheia, todos os hotéis lotados. Toda a cadeia produtiva é movimentada. É um momento importante não só para quem é religioso, mas por toda a tradição que carrega”, salientou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

A programação religiosa segue até o Domingo de Páscoa (09/04), com missas, procissões, orações, vigílias, canto do perdão, espetáculo da Via Sacra, entre outras atrações que ocorrem em igrejas e outros pontos da cidade. A Procissão do Fogaréu, votada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) para se tornar patrimônio imaterial goiano nesta quarta-feira (05/04) deve ter o título reconhecido pelo governador Ronaldo Caiado nos próximos dias por meio de sanção.

O prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea, salientou a parceria com o governo estadual para a realização da festa. “A cidade está feliz por receber tanta gente. As pessoas vêm aqui com o amor de viver o momento”, frisou ele. O funcionário público Gildásio Rodrigues e os familiares saíram de Goiânia com destino à antiga capital apenas para assistir à procissão. “É algo muito interessante, bem divulgado e a população veio em peso. Gostei e vou voltar ano que vem. Temos de valorizar”, enfatizou.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.