Além de prótese, o CEO ofertará implantes, canais e aparelhos ortodônticos. Esse tipo de programa, é o primeiro no Estado de Goiás.
Como forma de ampliar o acesso aos usuários da rede pública de saúde e diversificando os procedimentos de atenção em saúde bucal, o prefeito Oildo Silveira Machado (PP), inaugurou na manhã de terça-feira (29), a reforma e ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A unidade é uma diretriz do Programa do governo federal Brasil Sorridente (Política Nacional de Saúde Bucal) que permite o acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do SUS (Sistema único de Saúde).
A unidade conta com consultórios odontológicos, sala de cirurgia, sala de esterilização, gabinetes odontológicos, laboratório de próteses dentárias, banheiros, copa, recepção e sala de espera. A equipe de profissionais será formada por mais de 20 pessoas, dentre elas, odontólogos, auxiliares de saúde bucal, técnicos em higiene bucal, além do pessoal do administrativo, limpeza, recepção, entre outros. Por enquanto, o CEO está sob coordenação de Fernanda Borges (substituindo a coordenadora Maura que está licenciada e retornará em breve) e tem como responsável técnico e odontológico, o cirurgião dentista, Daniel de Jesus Lima. A manutenção do CEO será feita por meio de verba advinda do governo federal e a expectativa inicial, segundo a secretária de Saúde, Rosimeire Pacheco, é que sejam entregues 30 próteses e feito 15 implantes mensalmente. “A saúde bucal é extremamente importante, muitas pessoas não têm condições de fazerem um tratamento odontológico adequado e agora com a inauguração do CEO, vão ter a oportunidade e condições, graças ao empenho do prefeito Oildo e da primeira-dama Marina”, disse Rosimeire.
O prefeito Oildo explica que esse projeto fazia parte do seu plano de governo e inicialmente, a ideia era fazer com recurso próprio, mas devido às condições financeiras do município, essa obra não pode ser viabilizada antes. Segundo ele, o programa veio em uma hora oportuna. “Graças a Deus fomos contemplados com esse programa do governo federal, e a partir de agora poderemos restabelecer o sorriso dessas pessoas que é tão importante, porque além de trazer a alegria, ele traz também uma qualidade de vida melhor. Parabéns a toda equipe do CEO, que tenho certeza que estão trabalhando com mais entusiasmo e mais compromisso. É bom ressaltar que para aderir a um programa como esse, não basta apenas querer, tem que estar com as certidões em dia e o nosso compromisso como gestor, é de mantê-las sempre positiva para que mais benefícios cheguem ao nosso município”, ressaltou Oildo.
“Todos acreditaram no projeto e conseguimos trazer esse benefício. Aqui no CEO teremos um laboratório de próteses e programa de implantes que é uma inovação e esse é apenas o primeiro passo de uma grande conquista, o nosso objetivo é buscar mais benefícios para a comunidade altorizontina”, disse o técnico responsável e um dos mentores do projeto, Daniel.
Os usuários que poderão ter acesso a esse programa são os beneficiários de programas sociais do governo federal, como bolsa família, renda cidadã e também do programa de cesta básica do governo municipal. Como a demanda do município é grande, será feita uma triagem pela Secretaria de Assistência Social para que possam ser atendidos àqueles que não tiverem reais condições de arcar com esse tipo de tratamento. Canais, próteses, implantes, aparelho ortodônticos serão os procedimentos que esses usuários terão acesso.