Iniciativa da Votorantim Metais, em parceria com o Instituto Votorantim, é realizada em Niquelândia desde 2009 para impulsionar melhorias na educação pública do município.
Mobilizar as famílias a levar a educação escolar para dentro dos lares. Este foi o tema do terceiro ciclo de atividades do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), realizado de 21 a 24 de setembro em Niquelândia (GO). Uma iniciativa da Votorantim Metais, em parceria com o Instituto Votorantim, o PVE busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, sendo que, em Niquelândia, o Programa já está na sua sétima edição. São quatro ciclos anuais de atividades, executados por meio das frentes de Mobilização Social, voltado à comunidade e empregados da empresa, e Gestão Pública, direcionado aos profissionais da Secretaria de Educação e diretores escolares.
No terceiro ciclo, as famílias foram convidadas a incorporar a educação como um valor familiar. Visando fomentar o diálogo entre os pais e alunos e facilitar a inclusão da vida escolar no dia a dia da família, mais de mil exemplares do livro “100 perguntas que vão dar o que falar” foram distribuídos durante a reunião de mobilização, da qual participaram diretores, pais e alunos de escolas públicas. A publicação contém questões sobre sentimentos, educação, a criança e o jovem no mundo, cultura e esporte. Os exemplares serão encaminhados para as instituições de ensino, nas quais os gestores terão um momento com os pais de alunos da educação infantil de 3 e 4 anos, e alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, para entregar o material e realizar o direcionamento no uso do livro, com o intuito de facilitar o diálogo entre pais e filhos.
Capacitações para os profissionais da educação também foram realizadas durante o terceiro ciclo do PVE. A coordenadora pedagógica Ana Maria Pinheiro e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram de uma reunião de formação em que foi debatida a elaboração do plano de ação para o fortalecimento do ensino no município, com foco na educação infantil. A partir dessa discussão, será feita a análise do Plano Municipal de Educação (PME), do Plano de Gestão Escolar (PGE) e do Plano de Ações Articuladas (PAR). “Nosso objetivo é fazer uma análise reflexiva da educação infantil no município que nos dê fundamentos para pensar estratégias para as crianças de 4 a 6 anos serem atendidas em sua totalidade”, explicou a coordenadora pedagógica.
Diretores, vice-diretores e membros da Comissão dos Indicadores da Qualidade na Educação (Indique) das escolas municipais de Niquelândia também foram capacitados no terceiro ciclo do PVE. Gestores e membros da Comissão realizaram uma análise dos espaços educativos e discutiram os desafios da educação no município com base nos resultados do Indique. Além disso, eles trataram detalhes de alinhamento do Plano Municipal de Educação (PME) ao Plano Nacional de Educação (PNE).
A secretária de educação do município, Maria Silvestre da Silva, comenta sobre os benefícios do PVE para Niquelândia. “Por meio das ações desenvolvidas identificamos em quais pontos podemos melhorar. Para os gestores e demais membros da comunidade escolar, esse é um momento de autoavaliação, além de uma possibilidade de estabelecer um maior diálogo com os pais, que têm se mostrado bastante interessados em participar das atividades do PVE”, relatou.
Para o gerente-geral da Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, José Maximino Ferron, o PVE contribui para fortalecer a educação pública do município. “Acreditamos que todos os agentes sociais são responsáveis pela qualidade do sistema educacional. Por meio do PVE, queremos mobilizar a comunidade para a melhoria da qualidade do ensino em Niquelândia e reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento local”, afirmou.
Participação expressiva de Niquelândia
Como parte de suas ações, o PVE também promove, anualmente, o concurso de redação Tempos de Escola, que neste ano superou em 192% a sua meta em Niquelândia, com 265 redações inscritas. Ao todo, nas cidades o PVE atua, o concurso Tempos de Escola recebeu mais de 5.300 inscrições, em 2015, ultrapassando a edição de 2014, quando foram inscritas aproximadamente 3.400 redações.