O PMDB realizou no sábado (18), em São Luiz do Norte, um encontro regional com a militância para discutir as perspectivas da sigla, as ações político-partidárias e também o fortalecimento da legenda. Essa é a primeira rodada de reuniões com os correligionários para discutir o projeto político do partido para 2018, que visa construir uma ampla frente política da oposição para derrotar o grupo que governa o Estado atualmente. Além de São Luiz do Norte, a cidade de Porangatu também sediou encontro e o partido reuniu lideranças de 26 municípios nas duas cidades. Outros encontros devem ocorrer até o fim do próximo mês. O encontro reuniu grandes líderes políticos como o presidente do PMDB em Goiás, o deputado estadual Daniel Vilela, os deputados estaduais Bruno Peixoto e José Nelton, o deputado federal Pedro Chaves, dos prefeitos Jacob Ferreira (São Luiz do Norte), Sávio Soares (Pilar de Goiás), Haroldo Naves (Campos Verdes), Zazá Eloi (Hidrolina) e demais líderes regionais.
Para Daniel Vilela, é preciso buscar novos partidos e alternativas para fortalecer o grupo, buscando pessoas capazes de colaborar com um novo modelo de política e de gestão. E por mais que o atual governo do estado esteja desgastado, é preciso o partido se preparar para enfrentar a máquina com propostas contundentes. “Esses encontros são para começarmos o ano nos organizando e planejando para as eleições de 2018. Fazendo nossas discussões internas, ver o que a base, a militância do partido espera, deseja e quais são as alternativas as próximas eleições e começamos com o pé direito, tanto aqui (São Luiz do Norte), quanto em Porangatu, foram encontros extremamente produtivos para nós. Que ao final desses encontros tenhamos nosso plano de governo ou pelo menos as diretrizes para a construção do plano de governo.
Sobre uma possível aliança com Ronaldo Caiado, Daniel ressaltou que o senador tem todo o respeito do partido, é uma figura política importante no Estado, mas é preciso fortalecer o partido DEM, não adianta unir com partidos fragilizados. Frisou que o PMDB sempre foi protagonista e terá candidatura própria, mas disse que há sim, uma possibilidade de aliança com DEM.
Durante o encontro, Daniel Vilela foi defendido de forma unânime pelas lideranças do Norte goiano e Vale do São Patrício para ser o pré-candidato do PMDB ao governo do Estado. Os presentes dos dois encontros também defenderam o nome de Pedro Chaves para ser o candidato do partido a uma das vagas ao Senado em 2018.
Outro nome que surgiu foi do anfitrião do encontro em São Luiz, o prefeito Jacob Ferreira, ele foi citado por várias lideranças políticas como possível pré-candidato a deputado estadual pelo Vale de São Patrício. De acordo com Jacob, é envaidecedor para qualquer pessoa, não seria diferente para ele, mas é um momento que deve ser analisado e conversado com o partido. “Acabo de assumir mais um mandato de prefeito, tenho um compromisso com a sociedade, mas, vamos estar conversando, acho interessante ter um candidato da região e eu sou um dos defensores dessa ideia, com meu nome ou sem meu nome, lógico que estou pronto para o debate, para conversar, vamos estar analisando nesses próximos meses”, ressaltou Jacob. O prefeito falou ainda da importância da realização do encontro no munícipio, disse que, todos os partidos estão se movimento, mas o PMDB sai na frente, acrescentando também que é interessante conversar, de estar buscando oxigenar e ouvindo as lideranças. Finalizou parabenizando a executiva do partido no estado pela iniciativa.