12 produtores rurais do município de Campos Verdes tiveram a oportunidade de fazer um curso de piscicultura ministrado pelo técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, Alexandre Milanez, que foi realizado entre os dias 18 a 20 de março por meio da prefeitura em parceria com o SENAR.
O curso ensinou desde a escolha da área para a construção de um tanque, a preparação e topografia do terreno, a escavação do tanque, a análise e correção da água, a adubação, a aquisição de alevinos, os tipos de rações, o potencial do mercado, a biometria do pescado e até sobre a limpeza de peixes. Ano após ano a piscicultura no Brasil tem demonstra sinais de forte crescimento.
De acordo com o prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, cursos como este, capacita e incentiva o pequeno produtor rural a melhorar a renda familiar. “Campos Verdes tem campo e mercado para a comercialização de peixe, sem contar que se houver uma boa produção, o alimento acaba indo para a merenda escolar, o que significa uma melhora na economia local e familiar”, afirma o prefeito.“Minha opinião é que cursos assim são bastantes enriquecedores para as pessoas que querem empreender na região, pois além de serem gratuitos são ministrados por bons profissionais e através deles empreendedores podem verificar se é ou não vantajoso investir ou simplesmente buscam informações para melhorar um empreendimento já em funcionamento. No curso aprendemos sobre a criação e manejo correto dos peixes tanto para comercialização quanto para criação por esporte,” comentou, a engenheira ambiental Marcela que participou de todo o curso.