Procuradoria da Mulher de Barro Alto promove o primeiro encontro no município

O encontro teve como objetivo fortalecer a igualdade política de gênero e discutir o combate a violência contra as mulheres

Criado em 2022, a Procuradoria da Mulher de Barro Alto, tem como finalidades a defesa e a promoção da igualdade de gênero, da autonomia, do empoderamento e da representação das mulheres, além do enfrentamento da discriminação e da violência contra a mulher, bem como o fortalecimento e a divulgação da rede de proteção das mulheres no município.

A vereadora e presidente do órgão, Ludmila Maria, comentou sobre a importância da Procuradoria e da mobilização para que as mulheres tenham vez e voz na construção das políticas públicas para fortalecer as ações no município. “A Procuradoria vai fazer a diferença na vida de todas as mulheres de Barro Alto, aqui elas vão encontra o suporte para encaminhar suas demandas, receber orientações e superar qualquer tipo de situações de violência”, ressalta Ludmila. Ela ressaltou ainda os diversos serviços oferecidos às mulheres vítimas de violência, como atendimento psicológico, jurídico, assistência social e parceria com Ministério Público, delegacias e juizados.

A vereadora e presidente da Câmara de Barro Alto, Rogéria Santana que assumiu a vice-presidência do órgão, também falou da importância em fortalecer o trabalho da Procuradoria, lembrando dos altos índices de violência contra as mulheres, as denúncias e o ciclo de violência que impacta a vida delas, citando também o combate à violência política de gênero como ponto a ser enfrentado.

Na abertura do evento, a vereadora e presidente do órgão de Goianésia, Salete Alencar, falou sobre a importância da Procuradoria da Mulher e apresentou um resumo dos trabalhos desenvolvidos naquele município.

O tema “Autoestima e a Prevenção do Câncer” aconteceu com Rosilei Ritta que aproveitou a campanha nacional do Outubro Rosa e contou sua história de superação depois de enfrentar a doença e ser abandonada pelo marido. A policial civil, Andreia Diniz abordou sobre o tema “O enfrentamento da Violência Contra a Mulher”.

As Procuradorias da Mulher no Legislativo são órgãos institucionais cujo trabalho é pautado na defesa dos direitos das mulheres, tanto na fiscalização da aplicação de leis voltadas a este público como no combate às diversas formas de violência e discriminação contra a mulher. Faz parte ainda, como secretária do órgão, a servidora do legislativo de Barro Alto, Thaynara Luiza.

Participaram do evento, além das palestrantes, os vereadores (as), Rogéria Santana, Ludmila Maria, Elismar Barbosa, Eliezer Eustáquio e Maurício Assis, o prefeito Álvaro Machado juntamente com a primeira dama Francisca Machado, servidores públicos, entre outros.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Goiás negocia acordo com Japão para exploração de terras raras

Ronaldo Caiado afirmou que Goiás sairá na frente com a parceria. O projeto de lei …

Instituto Equatorial e Fundação Roberto Marinho lançam edital para qualificação profissional em projetos criativos via co.liga

Programa oferece formação em projetos criativos para jovens e adultos nos sete estados de atuação das distribuidoras do Grupo Equatorial O Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.