O encontro teve como objetivo fortalecer a igualdade política de gênero e discutir o combate a violência contra as mulheres
Criado em 2022, a Procuradoria da Mulher de Barro Alto, tem como finalidades a defesa e a promoção da igualdade de gênero, da autonomia, do empoderamento e da representação das mulheres, além do enfrentamento da discriminação e da violência contra a mulher, bem como o fortalecimento e a divulgação da rede de proteção das mulheres no município.
A vereadora e presidente do órgão, Ludmila Maria, comentou sobre a importância da Procuradoria e da mobilização para que as mulheres tenham vez e voz na construção das políticas públicas para fortalecer as ações no município. “A Procuradoria vai fazer a diferença na vida de todas as mulheres de Barro Alto, aqui elas vão encontra o suporte para encaminhar suas demandas, receber orientações e superar qualquer tipo de situações de violência”, ressalta Ludmila. Ela ressaltou ainda os diversos serviços oferecidos às mulheres vítimas de violência, como atendimento psicológico, jurídico, assistência social e parceria com Ministério Público, delegacias e juizados.
A vereadora e presidente da Câmara de Barro Alto, Rogéria Santana que assumiu a vice-presidência do órgão, também falou da importância em fortalecer o trabalho da Procuradoria, lembrando dos altos índices de violência contra as mulheres, as denúncias e o ciclo de violência que impacta a vida delas, citando também o combate à violência política de gênero como ponto a ser enfrentado.
Na abertura do evento, a vereadora e presidente do órgão de Goianésia, Salete Alencar, falou sobre a importância da Procuradoria da Mulher e apresentou um resumo dos trabalhos desenvolvidos naquele município.
O tema “Autoestima e a Prevenção do Câncer” aconteceu com Rosilei Ritta que aproveitou a campanha nacional do Outubro Rosa e contou sua história de superação depois de enfrentar a doença e ser abandonada pelo marido. A policial civil, Andreia Diniz abordou sobre o tema “O enfrentamento da Violência Contra a Mulher”.
As Procuradorias da Mulher no Legislativo são órgãos institucionais cujo trabalho é pautado na defesa dos direitos das mulheres, tanto na fiscalização da aplicação de leis voltadas a este público como no combate às diversas formas de violência e discriminação contra a mulher. Faz parte ainda, como secretária do órgão, a servidora do legislativo de Barro Alto, Thaynara Luiza.
Participaram do evento, além das palestrantes, os vereadores (as), Rogéria Santana, Ludmila Maria, Elismar Barbosa, Eliezer Eustáquio e Maurício Assis, o prefeito Álvaro Machado juntamente com a primeira dama Francisca Machado, servidores públicos, entre outros.