quarta-feira , 20 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou o segundo lugar no Concurso de Práticas Exitosas do XVI Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP) com a iniciativa “Projeto Defensorias do Araguaia – Defensoras e Defensores Públicos pelos Povos Originários do Tocantins, Mato Grosso e Goiás”. A atuação e premiação foi conjunta, envolvendo DPE-GO, Defensoria Pública de Tocantins e Defensoria Pública de Mato Grosso.

A prática foi apresentada na tarde desta quinta-feira (14/11), durante a programação do congresso no Maranhão. Desenvolvido em junho de 2024, o projeto teve como foco a garantia do acesso à justiça e a efetivação de direitos fundamentais pelos povos originários da região do Araguaia.

A iniciativa apresentada no CONADEP é de autoria da defensora Letícia C. Amorim S. dos S. Moura, e dos defensores públicos Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, Clodoaldo Aparecido Gonçalves de Queiroz e Tairo Batista Esperança, coordenador do NUDH/DPE-GO.

O concurso de práticas exitosas, promovido pelo CONADEP, valoriza iniciativas inovadoras e replicáveis que gerem resultados concretos, incentivando a pesquisa e a reflexão sobre o papel da Defensoria Pública como instrumento de efetivação do Estado Democrático de Direito.

Realizado em São Luís-MA entre os dias 12 e 15 de novembro, o congresso tem como tema central “Defensoria Pública: Modelo Público-Constitucional de Concretização de Direitos e Acesso à Justiça” e é organizado pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) em parceria com a Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA).

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Caiado e Gracinha abrem temporada de 53 dias do Natal do Bem

Centenas de visitantes acompanharam o acendimento das 2,7 milhões de luzes do maior evento natalino …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.