Ação faz parte das comemorações da Semana Estadual da Agricultura Familiar e teve como objetivo reconhecer os serviços prestados em favor desta atividade
Para encerrar as comemorações da Semana Estadual da Agricultura Familiar, servidores da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) foram homenageados em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), nesta quinta-feira (3).
Presidida pelo presidente da Casa Legislativa, o deputado Bruno Peixoto, a solenidade homenageou 160 servidores da Emater e tinha como principal objetivo reconhecer o trabalho em favor do fortalecimento da agricultura familiar no estado. Em Goiás, segundo dados do IBGE, há mais de 95 mil estabelecimentos agropecuários geridos por agricultores familiares, o que equivale a cerca de 63% da quantidade total.
“Fico feliz de poder homenagear os servidores e as servidoras da Emater que assistem os agricultores familiares, porque estes homens e mulheres fazem com que cheguem às nossas mesas o alimento, não apenas no estado de Goiás, mas em todo o país. Estamos aqui hoje reconhecendo a importância de cada um deles”, destaca Bruno Peixoto.
Ana Cecília Libório, médica veterinária da unidade regional da Emater em Formosa, afirma estar muito feliz com esse reconhecimento e por contribuir para o desenvolvimento desta atividade em Goiás.
“É uma emoção muito grande porque, realmente, a Emater faz diferença na vida do agricultor. Um dia eu estava entrando no supermercado e uma pessoa me parou e disse: ‘Doutora, você mudou a minha vida’. Então, se eu consegui mudar a vida de uma pessoa, a minha missão na Terra foi cumprida”, declara.
Durante a solenidade, o presidente da Emater, Rafael Gouveia, ressaltou como o trabalho de inclusão produtiva feito pela Agência tem sido vantajoso aos produtores rurais, muitas vezes, o tirando da situação de vulnerabilidade social.
“Nós comemoramos as famílias que são emancipadas economicamente através das nossas políticas públicas. As iniciativas executadas pela Emater é justamente nesse sentido, de fazer a inclusão produtiva dessas pessoas, para que possam gerar renda em suas propriedades, melhorarem sua produtividade e garantir a emancipação econômica da sua família”, ressalta.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, aproveitou a oportunidade para destacar a forma como os servidores fazem com que as políticas públicas cheguem até os agricultores familiares.
“O PIB de Goiás tem indicadores de crescimento parecido com o de países asiáticos, como a China, e isso é, em grande parte, graças à agricultura familiar, que corresponde a maioria das propriedades rurais do estado e graças às políticas públicas que esse segmento tem recebido pelas mãos dos extensionistas rurais da Emater e dos pesquisadores, que são os agentes públicos responsáveis pela condução de todas essas ações e iniciativas do Governo de Goiás”, destaca.
O último censo agropecuário, divulgado em 2017, mostrou que a agricultura familiar goiana emprega 46,8% da mão de obra no campo e gera cerca de R$ 4 bilhões em valor de produção, o que representa 10,5% do valor de produção total do Estado.