sexta-feira , 22 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Servidores da Emater recebem homenagem na Alego

Ação faz parte das comemorações da Semana Estadual da Agricultura Familiar e teve como objetivo reconhecer os serviços prestados em favor desta atividade

Para encerrar as comemorações da Semana Estadual da Agricultura Familiar, servidores da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) foram homenageados em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), nesta quinta-feira (3).

Presidida pelo presidente da Casa Legislativa, o deputado Bruno Peixoto, a solenidade homenageou 160 servidores da Emater e tinha como principal objetivo reconhecer o trabalho em favor do fortalecimento da agricultura familiar no estado. Em Goiás, segundo dados do IBGE, há mais de 95 mil estabelecimentos agropecuários geridos por agricultores familiares, o que equivale a cerca de 63% da quantidade total.

“Fico feliz de poder homenagear os servidores e as servidoras da Emater que assistem os agricultores familiares, porque estes homens e mulheres fazem com que cheguem às nossas mesas o alimento, não apenas no estado de Goiás, mas em todo o país. Estamos aqui hoje reconhecendo a importância de cada um deles”, destaca Bruno Peixoto.

Ana Cecília Libório, médica veterinária da unidade regional da Emater em Formosa, afirma estar muito feliz com esse reconhecimento e por contribuir para o desenvolvimento desta atividade em Goiás.

“É uma emoção muito grande porque, realmente, a Emater faz diferença na vida do agricultor. Um dia eu estava entrando no supermercado e uma pessoa me parou e disse: ‘Doutora, você mudou a minha vida’. Então, se eu consegui mudar a vida de uma pessoa, a minha missão na Terra foi cumprida”, declara.

Durante a solenidade, o presidente da Emater, Rafael Gouveia, ressaltou como o trabalho de inclusão produtiva feito pela Agência tem sido vantajoso aos produtores rurais, muitas vezes, o tirando da situação de vulnerabilidade social.

“Nós comemoramos as famílias que são emancipadas economicamente através das nossas políticas públicas. As iniciativas executadas pela Emater é justamente nesse sentido, de fazer a inclusão produtiva dessas pessoas, para que possam gerar renda em suas propriedades, melhorarem sua produtividade e garantir a emancipação econômica da sua família”, ressalta.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, aproveitou a oportunidade para destacar a forma como os servidores fazem com que as políticas públicas cheguem até os agricultores familiares.

“O PIB de Goiás tem indicadores de crescimento parecido com o de países asiáticos, como a China, e isso é, em grande parte, graças à agricultura familiar, que corresponde a maioria das propriedades rurais do estado e graças às políticas públicas que esse segmento tem recebido pelas mãos dos extensionistas rurais da Emater e dos pesquisadores, que são os agentes públicos responsáveis pela condução de todas essas ações e iniciativas do Governo de Goiás”, destaca.

O último censo agropecuário, divulgado em 2017, mostrou que a agricultura familiar goiana emprega 46,8% da mão de obra no campo e gera cerca de R$ 4 bilhões em valor de produção, o que representa 10,5% do valor de produção total do Estado.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.