O prédio recebe o nome do médico Vercilei José dos Santos que morreu no dia 31 de maio de 2021, vítima de complicação da Covid-19
O prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro acompanhado de vereadores, secretários municipais e da família do doutor Vercilei, entregou no último dia 08 de março, a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde do município.
Uruaçu que desde 1988, teve sete endereços diferentes da Secretarias de Saúde, hoje recebe uma sede própria com qualidade e acessibilidade para o servidor público e para o usuário do SUS. Com um espaço confortável, a comunidade passa a ter agora um ambiente adequado para esperar suas demandas serem atendidas, e nada mais justo que levar o nome do Dr. Vercilei que fez muito na medicina de Uruaçu.
O secretário de Saúde, Josimar Nogueira, disse que a Saúde Pública de Uruaçu, ainda tem muito que melhorar, mas se olhar para trás, irá perceber tudo aquilo que foi construído, como: o Programa Melhor em Casa, que conta com uma equipe de profissionais que vai no domicílio das pessoas acamadas para ofertar uma saúde de qualidade; o Programa do Corujão, que todos os dias durante a noite oferta consulta aos pacientes que muitas vezes não podem ir durante a dia; mais de 20 veículos colocados à disposição da Saúde para poder oferecer um transporte de qualidade e seguro para os pacientes; o Programa Mãe que Cuida, que é uma benção na vida das gestantes e é considerado um pré-natal social, porque cuida da saúde e da parte social, lá as gestantes podem fazer seu enxoval, terem suas oficinas e socializar com outras gestantes; Uruaçu hoje tem uma regulação descentralizada, antes o paciente tinha que se deslocar até a secretaria para fazer um protocolo na regulação, hoje cada Unidade Básica de Saúde (UBS) tem sua central de regulação, onde o cidadão no seu bairro, pode fazer o protocolo sem precisar ir na secretaria. Josimar disse ainda, que já está elaborando um projeto para construir uma clínica para atender as crianças autistas e que em breve será colocado em prática.
“Agradeço a todos meus colegas de trabalho, eu só estou aqui hoje porque nós somos um time, somos um time de vencedores, porque estamos lutando todos os dias para poder entregar uma saúde pública de qualidade, trabalhamos duro de segunda a segunda, 24 horas por dia, porque só nós sabemos que não temos tempo, a todo momento nosso celular toca para resolver problemas, então, todos os coordenadores que estão aqui, a todos os profissionais da Saúde, minha gratidão, muito obrigado”, fala Josimar.
O prefeito Valmir Pedro, destacou os avanços da saúde nesses sete anos de administração. “Nosso trabalho no decorrer desses sete anos, fez Uruaçu saltar da 45ª para 14ª na qualidade de vida em Goiás. Todos sabem o quanto eu tenho dedicado a minha vida para reestruturar a Saúde Pública de Uruaçu, lembro-me de quando assumi a prefeitura, com 90 dias de governo, eu comprei uma área de 12.000 m² e fiz a doação para o estado construir a caldeira, a casa de máquina e a subestação do Hospital Centro Norte, o estado estava há mais de três anos aguardando a doação desse terreno, e graças a Deus ele me deu a oportunidade de inaugurar o hospital estando prefeito da nossa querida cidade Uruaçu. Antes os nossos pacientes faziam três viagens por semana à Goiânia para fazer a sessão de hemodiálise e nós conseguimos fazer a parceria com Dr. Robson e consolidar o projeto de instalação da maior clínica de hemodiálise do Estado de Goiás funcionando na nossa cidade Uruaçu. Investimos R$ 500 mil e adaptamos e reformamos um prédio antigo onde inauguramos o laboratório municipal. Para zerar a fila de espera, nós criamos o programa Corujão que hoje realiza mais de 3 mil consultas por mês e o Melhor em Casa que atende com qualidade mais de 200 pessoas na sua casa todos os meses. Aos servidores da Saúde, o meu abraço e vamos juntos com muita fé e com muita determinação, continuar cuidando de Uruaçu com muita paixão e com muita coragem”, ressalta o prefeito Valmir.
Oziris Ribeiro que também esteve presente no evento, disse que o nome da sede da Secretaria da Saúde com o nome do doutor Vercilei, foi justa. “Dr. Vercilei foi uma pessoa que amou todo mundo e cuidou de todo mundo, essa homenagem foi muito bem acertada. Valmir, eu quero aqui te parabenizar, você juntamente com o governador Ronaldo Caiado tem melhorado muito a Saúde do nosso município, colocando nossa cidade onde ela realmente merece estar, Uruaçu hoje é referência na Saúde do Estado de Goiás, prova disso é que hoje temos o Hospital Centro Norte (HCN) salvando milhares de vidas, onde o governador investe cerca de R$ 25 milhões todos os meses para manter esse hospital funcionando.
O filho do homenageado, Vercilei Junior, disse que o nome do seu pai ficará eternizado na memória dos uruaçuenses. “Esse prédio que leva o nome do meu pai ficará na memória de milhares de pacientes que ele atendeu. Ele atuou na medicina com cuidado e responsabilidade, espero que essa Secretaria de Saúde que agora leva seu nome, continue esse legado de trabalho responsável e humanizado, voltado à comunidade da nossa cidade. Em nome de nossa família, obrigado, obrigado e obrigado a todos que puderam idealizar e concretizar de alguma forma, essa homenagem ao meu pai”, destaca Vercilei Júnior.
Quem foi doutor Vercilei
Vercilei José dos Santos nasceu em 5 de junho de 1951 na cidade de Piracanjuba Goiás, de família humilde, foi engraxate e servente de pedreiro, mas sempre corajoso na luta pelo conhecimento. Em Goiânia por nove anos foi oficial da Polícia Militar Corpo de Bombeiros, que antes era unificava, chegando ao posto de Primeiro Tenente, trabalhava à noite na PM, durante o dia cursava medicina Universidade Federal de Goiás (UFG). Foram anos difíceis, até que em 1980 ele se tornou residente da pediatria no Hospital das Clínicas, se afastando da Polícia Militar. Profissional atuante na busca incansável por saúde pública de qualidade e pelo aperfeiçoamento do atendimento humanizado com respeito e igualdade. Como médico fez história em Goiás, em julho de 1981, a convite da direção do Hospital Santana, atuou como pediatra dermatologista. Esteve como secretário Municipal de Saúde e foi diretor da 12ª Regional de Saúde, após nove anos, inaugurou a Clínica da Criança que se tornou referência em várias cidades da região onde ele atendeu até os últimos dias de vida.