Dentre os 200 municípios participantes, Alto Horizonte foi referência e levou o prêmio de 1ª lugar em três categorias; Educação, Saúde e Proteção Social
O Prêmio Municípios Mineradores 2022, organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e Agenda Pública, reconheceu o desempenho efetivo da gestão municipal na oferta de serviços públicos e seu impacto direto para a população que vive nos municípios com mineração.
Nesta pesquisa foram avaliadas as ações da gestão, o bom desempenho e a qualidade dos serviços públicos em Educação, Saúde e Proteção Social.
São 24 práticas finalistas, avaliadas pela Agenda Pública, a partir de um banco de dados com 40 indicadores. Foram comparados os desempenhos de 200 municípios com maior presença da mineração em todo o Brasil. As finalistas também são validadas pelo comitê de seleção, formado por especialistas em políticas públicas, para chegar às 8 premiações, uma para cada categoria de política pública. O objetivo central do projeto é reconhecer ações de gestão em categorias que evidenciem bom desempenho, qualidade dos serviços públicos e bem-estar da população.
Na edição de 2022 o prêmio avaliou a qualidade dos serviços prestados pelos municípios e premiou-os nas categorias Saúde; Educação; Proteção Social; Infraestrutura; Meio Ambiente; Gestão; Finanças Públicas; e Desenvolvimento Econômico.
Alto Horizonte levou o prêmio de 1ª lugar em três categorias: Saúde, Educação e Proteção Social.
“Fiquei muito feliz em ver Alto Horizonte ser indicado por ofertar qualidade de vida à nossa comunidade. O Prêmio “Municípios Mineradores 2022 é resultado do fruto de uma equipe engajada, que trabalha com amor, orgulho da nossa educação, obrigada a cada servidor da nossa cidade que trabalha com dedicação para oferecer o melhor para nossa população”, destaca a vice-prefeita Rosemeire Pacheco.