A iniciativa recebeu apoio financeiro do Fundo Municipal de Cultura (FMC) e teve duração de dez meses.
Alunos inscritos na oficina do projeto “Arte na Escola” receberam certificação na noite de quarta-feira (29), durante evento realizado no Projeto Chiquinho. Idealizado pelo artista plástico e proponente, Adson Rodrigues Ferreira, conhecido como Edinho pintor, o projeto recebeu apoio financeiro do Fundo Municipal de Cultura (FMC) no valor de R$ 20 mil. O projeto visa formar novos artistas plásticos, consistindo ainda durante os dez meses de duração, de oficina e três exposições do proponente e seus alunos.
A oficina de 160 horas, teve início em janeiro desse ano e encerrado no mês de outubro. Inicialmente 30 alunos se inscreveram, mas, somente 19 concluíram o curso. A triagem obedeceu os critérios estabelecidos, em que os alunos foram selecionados numa faixa etária de 08 a 15 anos, e ao longo da oficina, 5% das vagas foram destinadas a comunidade local.
O secretário de Turismo Rubens Alencar, na ocasião representando a prefeita Solange, que não pode estar presente no evento, parabenizou o trabalho realizado com as crianças e jovens do município. “Quando vemos quadros tão bonitos feitos por alunos que até então nunca tinham pegado num pincel, a gente percebe a importância desse projeto. E hoje vivemos num mundo tão concorrido com coisas negativas para nossas crianças e jovens, que concorrem com tempos sadios como este e ver a participação deles num projeto, é gratificante. A maior arte do Edinho não são as esculturas que ele irá deixar para a eternidade, mas é esse legado, esse coração bom e generoso e esse dom que tem de ensinar a essas crianças, um caminho melhor”, ressalta Rubens.
A coordenadora Arte na Escola, Gilda Correia, agradeceu aos pais dos alunos por confiarem no projeto, em especial a prefeita Solange que segundo ela, foi de suma importância. “Fico muito honrada em participar junto com todos, só tenho a ganhar com o conhecimento do Edinho”, pontua.
Em seu pronunciamento, Edinho, o idealizador do projeto, agradeceu ao apoio recebido para que seu projeto fosse concretizado. “Fico gratificante em poder contribuir com o crescimento e desenvolvimento dessas crianças e jovens. Fico admirado com o empenho dos alunos, tem alguns que estão pintando muito bem, daqui uns dias tá melhor que eu. Gostaria que tivessem mais artistas para atender toda demanda”, comemora.