quinta-feira , 21 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow
Descerramento da Placa Inaugural do empreendimento

Anglo American apoia projeto de apicultura em Niquelândia

Florescendo Mel e Cidadania no Cerrado inaugura maior entreposto de mel do estado de Goiás

Descerramento da Placa Inaugural do empreendimento
Descerramento da Placa Inaugural do empreendimento
A Cooperapis, em parceria com a Anglo American, inaugurou no sábado, 23 de maio, o Entreposto de Mel e Cera de Abelhas em Niquelândia (GO), onde a empresa mantém há mais de trinta anos uma operação de níquel. O projeto Florescendo Mel e Cidadania no Cerrado é conduzido pela Cooperativa dos Apicultores Familiares de Niquelândia e Região, e tem como objetivo fortalecer a apicultura familiar em Niquelândia, Barro Alto, Santa Rita do Novo Destino, Uruaçu e Colinas do Sul.
Para Adriano Correa Peres, presidente da Cooperapis, a parceria com a Anglo American foi essencial para a construção do entreposto: “Este apoio tornou a iniciativa realidade, uma vez que o projeto exigiu um investimento suficiente para construir e equipar o maior entreposto do estado de Goiás e o único administrado por uma cooperativa familiar de apicultores”, afirma. O entreposto tem capacidade para processar 100 toneladas por ano.
Segundo o Coordenador de Gestão Social da Anglo American, Liomar Vidal, a apicultura é para a região uma atividade de grande importância no aspecto social e ambiental, “Além de contribuir para a geração de emprego e melhoria na renda das famílias, a apicultura possibilita a utilização sustentável dos recursos naturais, pois favorece a preservação do meio ambiente”, finaliza.
Em Niquelândia, a agroindústria está agora equipada para o processo de beneficiamento de mel, mel composto, pólen, própolis e cera de abelhas. Mais de 50 apicultores serão beneficiados pela nova estrutura do projeto, que recebeu mais de R$ 600 mil de investimento da Anglo American. A cooperativa está agora em processo final para obtenção do selo SIF, do Serviço de Inspeção Federal, que atesta qualidade de produtos de origem animal. Esse selo garante a autorização para que possam ser vendidos em qualquer parte do país e também serem exportados.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.