Mais do que apresentar resultados, o Fórum Intercâmbio é promovido com o propósito de validar as percepções e as questões importantes para as comunidades.
A mineradora Anglo American realizou no último dia 29,em Barro Alto, o 11º Fórum Comunitário Intercâmbio. O evento realizado no salão de festas Regiane Batista, tem como objetivo reforçar o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável nas regiões onde a empresa atua.
A nova rodada de encontros do 11º Fórum Comunitário Intercâmbio, a empresa apresentou para a comunidade do município os resultados das ações de desenvolvimento sustentável e as principais questões que nortearam o trabalho da companhia durante o ano de 2011.
O coordenador de Relações com Comunidades da Anglo American Brasil, Liomar Vidal, explica que o procedimento estimula a participação comunitária e a troca de experiências. “Temos observado que a população de Barro Alto está mais madura em relação ao papel da empresa no município. Nesse encontro, nós tivemos a oportunidade de levarmos ao conhecimento dos moradores, um resume de como estão nossos investimentos aquiem Barro Alto. Temoscerteza que estamos fazendo o melhor em relação à sustentabilidade do município. Nesse fórum houve uma interação entre empresa e comunidade, onde nós tivemos a oportunidade de ouvir e dialogar com as pessoas” ressalta Liomar. Ele disse ainda que, a Anglo American está investindo para melhorar a saúde da comunidade de Barro Alto através da contratação de empresas especializados para consultoria na área da saúde, aquisição de equipamentos, melhoria da gestão dos agentes comunitários da saúde e a parceria com a Fundesba (Fundação de Desenvolvimento Social e Econômico de Barro Alto) para conclusão do Hospital Municipal. Liomar acredita que até o início do mês de março de 2012, o hospital será entregue à população.
A Fundesba foi criada em 2007 para gerenciar os R$ 10 milhões que a Anglo American decidiu liberar para o município.
Apresentação de resultados
A Anglo American investiu R$ 2.529.788,50 em projetos sociais da cidade, somente neste ano de 2011. A mineradora aplicou na implantação e manutenção de vários projetos, como: Camerata de Violões; Casa da Farinha; Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barro Alto; Plantar e Servir (Horta Sustentável); Goiás-CARE; Vivendo a Adolescência com Mais Saúde em Barro Alto; Escola de Governo e Formação de Conselheiros (Agenda Pública); Saúde ATTO; Batuqueira e Bola na Rede Golaço Social; Produzindo Mel e Cidadania no Cerrado; Cultivo de Seringueira Consorciado com Pimenta Malagueta e Plano Municipal de Saneamento Básico