Empresário cita exemplo de Pernambuco e lembrou que a mesma proposta foi apresentada por ele em 2010
Em visita a região norte do Estado para participar de mais um encontro do PMDB, o empresário e ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, defendeu que os incentivos fiscais sejam regionalizados. “Não há outra forma de se alavancar o desenvolvimento da região norte se não por meio de incentivos fiscais diferenciados”, disse Vanderlan, apresentando soluções. “Os arranjos produtivos locais são o caminho. Temos que explorar a potencialidade da cada região”. Ele ainda lembrou que essa proposta estava em seu plano de governo na disputa ao governo em 2010. O empresário disse que esteve há poucos dias em Pernambuco, onde os incentivos fiscais diferenciados funcionam e levam desenvolvimento ao sertão. “Fiquei feliz em conversar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e ver que nosso plano de governo estava no caminho certo”.
Também estavam presentes ao encontro peemedebista, o deputado federal Pedro Chaves, o estadual e presidente metropolitano do PMDB, Wagner Siqueira, e o secretário geral do partido, Kid Neto. A comitiva esteve em Amaralina e Mara Rosa. Em Amaralina, a comitiva peemedebista ouviu das lideranças locais reclamações, principalmente em relação à saúde pública. “Há alguns anos as gestantes não podem mais dar a luz na nossa cidade, têm de ir para as cidades vizinhas porque não temos condições de atendê-las”, desabafou o presidente do PMDB do município, José Aílton.
Vanderlan cobrou investimentos na saúde pública, que vem sendo drasticamente reduzidos no atual governo. “Investir em saúde deve ser princípio básico de qualquer gestor”. O empresário peemedebista argumentou que muitas promessas infundadas foram feitas, e que agora, o atual governo tem dificuldades em cumprir os compromissos feitos durante o período eleitoral. “Goiás tem um governo virtual, que vive de propaganda. É por isso que a administração pública estadual caiu em descrédito com a população”, disparou o empresário.
Waguinho cobrou ações efetivas do governo estadual. “Ao invés de gastar milhões só em propaganda, como o governador vem fazendo, ele deveria investir em saúde, como Amaralina necessita, em educação, geração de empregos”. Waguinho ainda desafiou o governo estadual. “Alguém sabe de algum lugar onde as máquinas da Agetop estão trabalhando? Eu não vejo nenhuma nas viagens que faço pelo interior”.
Durante o encontro, o PMDB de Mara Rosa lançou o nome de Elvino Furtado como pré-candidato à prefeitura. Várias lideranças participaram da reunião, como o presidente da Câmara de Mara Rosa, Adair Oliveira, o presidente do PMDB na cidade, Dr. Carlos Antônio e Jaqueliny Araújo (PSC), vereadora em Santa Tereza de Goiás, Gilson Potiguar, presidente do PT de Mara Rosa.