quinta-feira , 28 março 2024

Atleta do Projeto Xuá de Três é convocado para a Seleção Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas

Projeto apoiado pela Anglo American treina há oito anos jogadores de Niquelândia, Goianésia e Barro Alto.

O talento e a dedicação de João Paulo de Souza Madureira, participante do Projeto Xuá de Três, apoiado pela Anglo American, renderam um convite especial da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas. O atleta, morador da cidade de Niquelândia (GO), foi convocado para vestir a camisa da Seleção Brasileira na disputa do Torneio Qualificatório Sub-23, em Buenos Aires, na Argentina, até o dia 29 deste mês. Esta é a primeira vez que um jogador da cidade é convidado para representar o Brasil no basquete em cadeira de rodas.

João Paulo, que já está representando o país em terras portenhas, ingressou no Xuá de Três em 2011. “Tudo isso é reflexo do empenho nos treinos em Niquelândia e de todo o suporte da nossa equipe. A convocação para a Seleção Brasileira era uma notícia que eu não esperava. Com o pouco tempo de basquete que eu tenho e com o tamanho desse Brasil, nunca imaginei chegar onde cheguei”, revela o jogador.

Além de João Paulo, outro atleta do Xuá de Três, Jean Marcos dos Santos, foi cotado para a Seleção Brasileira, participando dos treinos classificatórios em Recife (PE). “Faz pouco tempo que o Jean treina com a gente, mas ele já se destacou a ponto de ter sido chamado para os treinos da Seleção”, diz Roberto Carlos Rodrigues de Araújo, presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Niquelândia (Asdeniq), entidade parceira da Anglo American no Projeto Xuá de Três.

“Ao todo foram convocados 21 atletas no Brasil para os treinos classificatórios, sendo dois de Niquelândia. Termos dois jogadores da cidade cotados para a Seleção é razão de extremo orgulho para nós. Chegamos até aqui porque, entre outros fatores, podemos contar com essa parceria tão sólida e produtiva com a Anglo American”, completa Roberto Carlos.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.