Principal pauta será o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental
No dia 15 deste mês, acontecerá a audiência pública sobre o Projeto Suruca, que será implementado no município de Alto Horizonte, em Goiás. Durante a sessão, especialistas de diversas áreas apresentarão a iniciativa da Mineração Maracá Indústria e Comércio (MMIC), empresa da Yamana, a fim de esclarecer aos participantes sobre todos os aspectos sobre os quais o projeto terá influência. O início do evento será às 9h, no Auditório da Câmara Municipal de Alto Horizonte. Todos da comunidade podem participar.
A principal pauta será o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Esse processo de apresentação do projeto cumpre uma das exigências legais para a sua liberação junto à Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.
Entre os destaques do início das atividades estão a geração de empregos, impostos como ISS, ICMS e CFEM, e a priorização de contratação de mão de obra local. Por exemplo, durante a fase de implementação do empreendimento serão gerados 435 empregos, e mais 170 na fase de operação. O investimento previsto é de R$ 129 milhões.
“O trabalho efetuado em Alto Horizonte é um exemplo dos benefícios que a indústria de mineração pode trazer ao Estado, com a geração de emprego e renda, implementação de programas de responsabilidade social, contribuição para a balança comercial, entre outras vantagens”, comenta Carlos Eduardo Paraizo Borges, gerente geral da MMIC.
A mineradora tem compromissos como o tratamento de efluentes, redução do consumo de água com o reaproveitamento em todo o processo, além de outras atividades.
A empresa também possui o Sistema Yamana de Gestão (SYG), criado com base nas normas ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 9001, SA 8000 e Melhores Práticas, para estabelecer as políticas, objetivos e metas da organização, visando alcançar os resultados relacionados às políticas de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.