CBA realiza Seminário Orientativo de Barragens em Niquelândia

Evento teve como objetivo esclarecer a população da zona de autossalvamento sobre como agir de forma preventiva, além de reforçar informações sobre a segurança das estruturas.  Seminário integra atividades do Plano de Ação Emergencial (PAE) das barragens do Jacuba e do Mosquito

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou, no dia 31 de maio, o 1° Seminário Orientativo de Barragens em Niquelândia. O evento foi promovido no auditório do Acampamento Macedo com o apoio do Corpo de Bombeiros de Niquelândia, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Niquelândia (SEMMA) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).
O seminário integra o Plano de Ação Emergencial (PAE) das barragens do Jacuba e do Mosquito. O evento contou com a presença da comunidade que reside na região de autossalvamento das barragens. Os moradores foram esclarecidos sobre a segurança das estruturas e tiraram dúvidas sobre o planejamento para o simulado de emergência. Eles também receberam orientações sobre medidas preventivas.
“Desde o primeiro simulado que realizamos, em 2020, estreitamos o relacionamento local e mantemos diálogo constante com os moradores para informá-los de cada ação preventiva. Com esse seminário, fortalecemos essa comunicação e reforçamos a nossa cultura de prevenção e conscientização em segurança de barragens, proporcionando ainda mais confiança para a comunidade continuar participando das nossas iniciativas”, afirma o gerente industrial da Unidade Niquelândia da CBA, Wagdo Gomes.
Em 2023, o exercício de simulado de salvamento será realizado pelo quarto ano consecutivo em Niquelândia, no mês de junho.  As atividades são promovidas em sintonia com as boas práticas de segurança e de gestão de barragens da CBA e em conformidade com as legislações vigentes (Lei Federal n° 14.066, e Lei Estadual n° 20.758, ambas de 2020).

Sistema de Segurança de Barragens
A CBA possui um sistema robusto de gestão de segurança que garante a integridade física de suas barragens. Esse sistema contempla rotinas de monitoramentos, que são realizados diariamente, semanalmente e mensalmente e, posteriormente, encaminhados aos órgãos fiscalizadores; bem como auditorias externas, conduzidas por uma empresa independente especializada e de competência reconhecida internacionalmente, que têm frequência mensal para os monitoramentos, controles e ações e semestral para avaliação geral da barragem.
De acordo com avaliação do sistema, ambas as barragens localizadas na Unidade Niquelândia têm sido classificadas mensalmente, nos últimos 12 meses, com condição satisfatória, ou seja, a melhor avaliação estabelecida pelo sistema.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Goiás negocia acordo com Japão para exploração de terras raras

Ronaldo Caiado afirmou que Goiás sairá na frente com a parceria. O projeto de lei …

Instituto Equatorial e Fundação Roberto Marinho lançam edital para qualificação profissional em projetos criativos via co.liga

Programa oferece formação em projetos criativos para jovens e adultos nos sete estados de atuação das distribuidoras do Grupo Equatorial O Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.