segunda-feira , 26 fevereiro 2024
Home » Estado » Com nova redução de assassinatos, Goiás está entre os Estados menos violentos do Brasil

Com nova redução de assassinatos, Goiás está entre os Estados menos violentos do Brasil

Diminuição de 14% nas mortes violentas no Estado é três vezes superior à média nacional. Monitoramento considera dados oficiais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal

O número de casos de mortes violentas em Goiás caiu 14% nos primeiros seis meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. A redução do número de assassinatos no território goiano é apontada pelo Monitor da Violência, um mapa nacional desenvolvido em parceria pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Núcleo de Estudos da Violência da USP e Portal G1.

O levantamento coloca Goiás em nono lugar no ranking nacional de redução de assassinatos nos seis primeiros meses do ano, considerando os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O resultado obtido no território goiano é três vezes superior à média nacional, que registrou queda de 5%. Os estados que aparecem no topo desse ranking são Roraima (-34% em assassinatos), Distrito Federal (-21%), Rio Grande do Norte (-18%), Amapá (-17%), Maranhão (-17%), Espírito Santo (-16,5%), Rio de Janeiro (-16%) e Acre (-15%).

O desempenho de Goiás somado ao Distrito Federal alavanca o resultado positivo na região Centro-Oeste, contrapondo o crescimento dos assassinatos acima de 10% em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O governador Ronaldo Caiado credita a redução das mortes violentas em Goiás aos investimentos na valorização e no aprimoramento das forças de segurança. “Reconheço a eficiência da nossa polícia. Especializamos tropas e temos os melhores batalhões já vistos no Brasil”, avaliou.

Nos últimos três anos, o Governo de Goiás intensificou o trabalho nas regiões metropolitanas da Capital e também do Entorno, com estratégias de inteligência e integração das polícias junto a entidades da área de Segurança Pública do DF e também do governo federal.

Redução continuada

A tendência de redução em crimes contra a vida em Goiás é mantida desde 2019, conforme os dados do Monitor da Violência. Os casos de latrocínio, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte foram reduzidos ano a ano. Em 2021, o Estado teve soma de 1.289 crimes dessa natureza, 18% menor do que o registrado em 2020, quando foram contabilizados 1.577.

Uma queda de 10% nas mortes também foi verificada no período anterior, entre 2020 e 2019, em que foram registradas 178 mortes a menos. Em 2019, Goiás teve a maior redução de assassinatos, com recuo de 19%. Em 2018, 2.174 pessoas perderam a vida em situação de violência e, em 2019, 1.755.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Hospitais Estaduais de Uruaçu, Trindade e Formosa consolidam serviço de captação de órgãos

Somente três unidades do Governo de Goiás realizaram 17 captações de órgãos no intervalo de ...

Governo de Goiás alerta população sobre importância de completar esquema vacinal contra monkeypox

Dados da Secretaria de Estado da Saúde revelam que 54% das pessoas que integram o ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.