quarta-feira , 18 setembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Corpo de Bombeiros completa três anos de atividades em Uruaçu

No dia 8 de março, aconteceu no salão do Cabiúna Eventos, a solenidade que marcou os três anos de funcionamento da corporação em Uruaçu, o 1º Pelotão Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), que atende também outras cidades e é dirigida por Rhevysson Martins de Oliveira Brito, o 1º tenente Rhevysson.

Corria o dia 5 de fevereiro de 2009, quando o Corpo de Bombeiros se instalou em Uruaçu. Era uma antiga reivindicação da municipalidade e da população (além de outros redutos nortenses), intento alcançado pela intervenção do prefeito de Uruaçu, Lourencinho, juntamente com os nove vereadores, diante do Governo de Goiás e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, tão logo assumiram cargos, em janeiro de 2009.

Ao longo desses três anos, foram desenvolvidas milhares de atividades em favor dos munícipes, solicitantes de serviços em momentos adversos.
Representação vital quanto à atuação, ao atendimento em geral, beneficiando os munícipes, o 1º Pelotão pode se transformar em Companhia Independente no próximo ano e, posteriormente em Batalhão. Serviços são prestados as cidades de Uruaçu, Amaralina Mara Rosa, Campinorte, Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás, São Luiz do Norte, Hidrolina, Itapaci, Pilar de Goiás, Guarinos, Santa Terezinha de Goiás, Crixás, Uirapuru e Campos Verdes. Ao mesmo tempo, sempre que procurado o 1º Pelotão disponibiliza estruturas para ajudar em outras localidades, sob parceria com unidades dos Bombeiros de outras áreas territoriais.

Sede própria
Outro ponto alto do evento da noite foi o lançamento oficial da obra civil da sede própria do o 1º Pelotão. Segundo informações do comandante em Uruaçu, dia 6 de fevereiro foram iniciadas as obras da nova unidade do quartel do 1° Pelotão, localizada na rua 2.011, setor Aeroporto, ao lado do prédio do Foro da Comarca de Uruaçu. ‘Com um projeto amplo, a nova unidade será um grande avanço nos serviços prestados pelos Bombeiros para a população de Uruaçu e da região’, atesta comunicado.
Em fevereiro, a Câmara aprovou lei que permite liberação por parte de Fundo próprio da unidade, de R$100 mil para serem investidos na obra. A origem dos recursos está na arrecadação de recursos, via serviços legais específicos prestados.

Bombeiro Mirim
Destinado à socialização de crianças e adolescentes, o projeto Bombeiro Mirim está em fase de implantação por parte do 1º Pelotão em Uruaçu. O lançamento oficial também aconteceu no 8 de março. No início de fevereiro, a unidade divulgou nomes de 20 crianças que foram definidas para atuarem como militares, dez homens e dez mulheres. Outros 16 foram anunciados como reservas. Na categoria masculina, são cinco outros nomes. Na feminina, seis.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, ‘durante o curso que dura em média um ano é fornecido aos participantes, uniforme, material escolar e alimentação. O horário das atividades é inverso ao do período escolar. São ministradas aulas de: noções básicas de combate a incêndios, primeiros socorros, salvamento em altura, terrestre e náutico, civismo e cidadania com respeito aos símbolos nacionais, noções de educação no trânsito, higiene pessoal, educação familiar e ambiental, além de reforço escolar.’
Desde o início de 2011, quando foram dados os passos iniciais para tal idealização, os nove vereadores de Uruaçu estão apoiando a criação do projeto, com participação de estudantes da rede pública de ensino. Segundo o presidente Rones da Silva Maia (Rones Maia), investir em crianças é investir no futuro de Uruaçu, de Goiás, do Brasil e do mundo. Para ele, a educação é tudo e os Bombeiros dão mais um grande exemplo, o que só aumenta a admiração por parte da sociedade perante a corporação.

‘Títulos’
Uma parte do evento ficou reservada para a realização de sessão solene, sob coordenação da Câmara Municipal, que agraciou quatro militares com a honraria Título de Cidadão Uruaçuense. São eles: Carlos Helbingen Júnior (Coronel Carlos Helbingen), comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás; Elias Rodrigues Ramos (Tenente-coronel Elias), comandante do 3º Comando Regional Bombeiro Militar (3º CRBM); Claudinei de Souza Nunes (Coronel Claudinei), comandante de Correições e Disciplina do Corpo de Bombeiros Militar goiano; e, o 1º tenente Rhevysson.
As quatro proposituras, aprovadas por unanimidade, têm como autor o vereador Francisco Carlos de Carvalho (Chiquinho).

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.