O parlamentar tenta união com outros partidos para pleitear uma candidatura ao cargo majoritário
O vereador Weder Chimango Dias de Oliveira, conhecido popularmente como Denguinho, lançou sua pré-candidatura a prefeito da cidade na disputa das eleições 2016 pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC). O parlamentar busca junto com outros partidos aliados, pleitear uma candidatura para assumir a cadeira executiva do município. O lançamento ocorreu em conjunto com a pré-candidatura de Celino Correia do Partido Solidariedade (SD), na presença do deputado federal Lucas Vergílio.
Denguinho é nascido e criado no município, filho do saudoso Divino Chimango Dias (in memorian) e da dona Vera Lúcia de Oliveira Dias, donos de glebas de terra na região da Serra de Niquelândia, uma propriedade rural denominada fazenda Ponte Funda. Aos 7 anos iniciou seus estudos na Escola Santa Rosa, na região de João Caetano e aos 8 anos foi morar na zona urbana do município com mais dois irmãos. Nessa época, começou a trabalhar com venda de picolé e como engraxate; ao entrar na adolescência Xisto Damas primo de seu pai deu a oportunidade de trabalhar na granja de porco e frango de sua propriedade e aos 16 anos abriu uma loja de R$ 1,99. Com 20 anos começou a trabalhar em Furnas, na Usina de Serra da Mesa. Seu pai tinha o sonho de ver o filho político, mas faleceu no ano de 2006, antes de presenciar a vitória de Denguinho, eleito vereador em 2008 com 708 votos. Por mais que o senhor Divino Chimango não esteja presente em vida, seu legado, história de vida foi deixado e até hoje seu nome é respeitado no município. Em 2010, Denguinho foi eleito presidente da Câmara, no qual fez um grande trabalho e revolucionou o Poder Legislativo, sob sua gestão, criou gabinetes para vereadores, plenário com microfones, adesivo para os veículos do legislativo, uniformes para os funcionários, informatizou os trabalhos (digitalizou todos os balancetes de mais de 50 anos que havia na câmara); fez adaptações com acessibilidade para pessoas com deficiência física, entre outros; além disso, sempre deu apoio ao povo de Niquelândia em suas necessidades. Já em 2012, Denguinho foi reeleito como o mais votado da história de Niquelândia, com 1.013 votos e como parlamentar tem sempre apresentado projetos de lei e requerimentos que beneficiem o povo niquelandense.
De acordo com Denguinho o que o motivou a mudar de partido (antes no PSD), foi a independência que o PSDC tem, tanto a nível federal quanto estadual e municipal, e segundo ele, o partido deu autonomia e apoia a sua pré-candidatura. O grupo político no qual faz parte, tem apoio do deputado federal Lucas Vergílio, de Ênio Tatico e dependendo da conjuntura política, do deputado estadual Zé Antônio.
Denguinho afirma que, caso sua candidatura seja viabilizada, sua campanha será de alto nível. Ressaltou que as pessoas estão cansadas de campanha onde candidatos focam apenas em falar mal um do outro, frisou que a sua será focada em propostas e projetos para melhorar a qualidade de vida do povo de Niquelândia e que esteja dentro dos padrões eleitorais. Disse que seu plano de governo será o único registrado em cartório. Obviamente que sua candidatura, nesse momento, não depende só dele, será preciso fechar coligações para viabilizar a chapa e o partido que está mais próximo de uma aliança é o Solidariedade, mas o partido está aberto a conversações e que o PSDC não tem restrições de coligações com demais partidos, podendo coligar com partidos tanto da base do atual governo quanto da oposição.
Propostas e ações
Com propostas inovadoras e que vem de encontro com o desenvolvimento do município, Denguinho, disse que todas as áreas merecem atenção especial, mas a prioridade deverá ser a Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico. Dentre as principais propostas de melhoria estão as seguintes:
Educação – inserção de universidades no município; promover uma educação participativa com todos os servidores da área buscando saber o que almejam e tentar suprir a suas necessidades; reduzir para 50 o número de linhas de transporte escolar, que hoje conta com 171 linhas, com isso atende toda demanda da zona rural e ainda economiza R$ 680 mil que será revertido em benefício para a Educação; criar polo de ensino na zona rural com internet e biblioteca digital e com professores que foram aprovados para aquela região (essa ação se torna necessário devido ter alunos que levantam muito cedo, às 3h da manhã para irem estudar na zona urbana e acaba não tendo o rendimento necessário); valorização dos professores, entre outras. Saúde – dar melhores condições de trabalho para manter em pleno funcionamento o Hospital Municipal; atendimentos para casos que não seja de urgência e emergência por meio de agendamentos que poderão ser feitos pela internet ou telefone, ou seja, os usuários terão dia e hora certos para atendimentos; contratar bons médicos; inserir o sistema de buscar e levar o paciente que precisem de atenção especial até sua residência; investir nos postos de saúde, na melhoria dos atendimentos, nos insumos e equipamentos e capacitação dos servidores; fazer a UTI, entre outros. Desenvolvimento Econômico – criar o setor Industrial de Niquelândia; buscar recursos e dar incentivos para atrair empresas para o município, em contrapartida ter uma geração de emprego e renda para aquecer a economia local; fortalecer o agronegócio; fazer parceria com o Sindicato Rural para colocar um tanque de leite para atender todos os produtores do município e comprar 3 caminhões para atender a zona rural, ficando ao produtor a definição de valor de venda de seu leite; fomentar uma usina de álcool; instalar frigorífico, entre outros. Turismo – manter as estradas devidamente patroladas e cascalhadas para que os turistas tenham acesso facilitado para o Lago de Serra da Mesa; construir um Centro de Atendimento ao Turista; sinalização horizontal e vertical; placas de acesso; construir praias no Rio Traíras sem degradar o Meio Ambiente para que as pessoas possam ter lazer e diversão; desafetar área próxima ao Colégio Tiradentes para construir parque para as pessoas se reunirem, com pista para ciclistas, pedestres, com lagos e quadra poliesportiva, além é claro, de manter e apoiar festas que são tradicionais no município.
Além disso, Denguinho acrescentou que pretende conversar com o Grupo Votorantim, que é dono de 30% das terras de Niquelândia para um possível investimento no agronegócio, devido ao grupo ter terras de cultura, cerrado, as margens do Lago Serra da Mesa. E que pretende ter um contato direto com a comunidade, promovendo audiências públicas.
Fala do pré-candidato Denguinho
“Niquelândia tem dois grupos políticos que comandam a cidade há quase 50 anos e a cultura do nosso município está ultrapassada, Niquelândia está entre as dez economias mais fortes do estado, sempre foi referência em termos de arrecadação, mas nunca em termo de desenvolvimento e muitos, assim como eu, tiveram que se deslocar para outros municípios para dar continuidade em seus estudos, e buscar uma graduação. Niquelândia precisa urgentemente de uma reforma administrativa, e estou preparado, capacitado, com muita garra e vontade de trabalhar para o povo da nossa querida cidade. A alternância de poder é necessária, quando você coloca o novo, com disposição nova, que quer mostrar trabalho, o município tem chance de se desenvolver. Eu amo essa cidade, aqui o povo é acolhedor e tá sofrendo muito, vemos pessoas indo embora e se não tomarmos cuidado e buscar recursos e empresas para aquecer a nossa economia, vai acabar. A concepção de gestor tem de ser zelar do patrimônio mais importante que é o povo. Não tenho vaidade de ser prefeito, estou na política por idealismo, porque amo e quero ver essa cidade bem. Sou nascido e criado aqui, e quero criar meus filhos e que eles criem os seus também. Quero ver uma Niquelândia desenvolvida, e quero entrar para história, e para que meus filhos sintam orgulho em ver as pessoas falando que o seu pai foi o melhor gestor de Niquelândia. Caso nossa candidatura seja viabilizada, os nossos projetos e propostas serão cumpridos e assim fazer com que nossa população volte a sorrir”, disse.