segunda-feira , 20 outubro 2025

Ecodesconto Celg troca lixo reciclável por bônus na conta de energia

Através de uma parceria com o governo de Goiás, prefeituras municipais e consumidores, a Celg D lançou o Projeto Ecodesconto, no último dia 9. A solenidade contou com a presença do vice-governador e presidente da Celg, José Eliton de Figuerêdo Júnior e do governador Marconi Perillo.

O Projeto Ecodesconto pretende envolver as prefeituras dos 246 municípios goianos que deverão definir onde o cidadão trocará resíduos recicláveis como plástico, papel, vidro, alumínio, entre outros, por créditos na conta de energia. O recolhimento deste resíduo ficará por conta das prefeituras, que irão vende-lo para as cooperativas, repassando à Celg os valores correspondentes ao desconto nas contas de luz.  A Celg esclarece que nos locais em que não houver cooperativa as secretarias estaduais do Meio Ambiente e das Cidades darão o suporte para a estruturação adequada nos municípios.

Segundo José Eliton, com o Projeto Ecodesconto a Celg reforça a bandeira da educação ambiental, disseminando a política de destinação adequada do lixo reciclável, preservando os recursos naturais. “A Celg é parceira na construção de um futuro melhor. Com o projeto todos ganham. Além de preservar o meio ambiente, as prefeituras vão economizar com a coleta do lixo e o consumidor pode inclusive até quitar a conta mensal. É o início de um ciclo inovador de sustentabilidade energética e ambiental”, assegura Eliton.

A Celg tem atualmente mais de dois milhões de consumidores em todo estado e o Ecodesconto vai estimular a coleta seletiva do lixo nas residências, empresas e demais unidades consumidoras. Durante o lançamento do Projeto Ecodesconto, a Celg assina convênio com a prefeitura de Goianira para o desenvolvimento do projeto. A cidade de Goianira dá inicio ao projeto piloto, pois possui cooperativa de catadores de lixo em pleno funcionamento. Para novas adesões ao projeto, equipes da Celg estarão à disposição no auditório da empresa atendendo as prefeituras.

 

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.