O objetivo é incentivar as práticas de sustentabilidade ambiental.
O município de Uruaçu tem se destacado quando se fala em práticas de sustentabilidade e cuidado com o Meio Ambiente, várias ações vêm sendo desenvolvidas em prol de um desenvolvimento sustentável. Visando fortalecer essa educação ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), através do titular da pasta, Thiago César de Moura Meireles, em parceria com a Fortaleza Agrícola, realizou na tarde de quinta-feira (28), o Projeto Sustentabilidade e Recuperação de Cerrado.
O projeto está em sua terceira edição e oportunizou aos alunos da Escola Municipal Enéas Fernandes de Carvalho, participarem de uma trilha ecológica, com percurso de 1 km, localizada nas dependências da SEMMA (antiga sede do Ibama), com mini estações durante o trajeto, onde são proferidas pequenas palestras com tema voltado a práticas de sustentabilidade. Em seguida visitaram uma área que está sendo recuperada no setor Jardim dos Ipês II, com mais de 1.300 m2, no qual cerca de 140 mudas nativas do cerrado já foram plantadas no local.
A empresa Fortaleza fica responsável pela mão de obra e doação de parte do material, enquanto a SEMMA pelos insumos, mudas e material, ambas exercendo seus papeis com eficiência. “Queremos sensibilizar os alunos sobre a diminuição de consumo, ou seja, economizar água, reduzir o lixo e destiná-lo de forma correta, evitar queimadas, entre outros, tudo isso dentro dessa prática de sustentabilidade. Desde que assumi a Secretaria em 2014, mais de mil alunos já passaram pela trilha ecológica. Então o nosso objetivo de desenvolver esse projeto em parceria com empresa Fortaleza Agrícola é de ressaltar a importância de se ter um desenvolvimento sustentável local e é fundamental recuperar essas áreas com vegetação nativa para que futuramente os moradores possam usufruir dessas áreas verdes”, disse Thiago, secretário de Meio Ambiente.
Segundo o engenheiro agrônomo da Fortaleza Agrícola, Elias Aldecoa dos Santos, o projeto é inovador e busca nessa parceria conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental para que possam colocar em prática a questão da sustentabilidade e assim crescerem conscientizados.
Além dessas ações outro projeto em prol do Meio Ambiente é o “Ser Natureza”, implantado em janeiro desse ano, em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás, Emater, Furnas, Saneago, entre outros, e tem por objetivo recuperar nascentes de rios e córregos, em especial do Rio Passa Três, manancial que faz o abastecimento público do município e assim, futuramente não falte água para a população, e posteriormente, preservar também as APP (área de preservação permanente) dessas nascentes. Duas áreas já foram cercadas na região de Urualina, o projeto está agora na fase de apresentação dos próximos 10 quilômetros da nascente que já foi cercada. O replantio será retomado no final do ano, devido ao período de estiagem.