A partir desta segunda-feira, 4, os estudantes da rede estadual de ensino vão contar com mais um instrumento pedagógico para reforçar o aprendizado durante este período de aulas não presenciais, devido à pandemia da Covid-19. A TV Brasil Central, emissora da Agência Brasil Central (ABC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), passará a veicular diariamente, de segunda a sexta-feira, duas vezes por dia, vídeo aulas com conteúdos dos ensinos médio e fundamental.
O programa, denominado Seduc em Ação, é uma extensão do trabalho que a Pasta vem realizando pela Internet. Mas agora os alunos poderão assistir, via TBC, e também pelas rádios Brasil Central AM e RBC FM, aulas ministradas por professores da rede estadual de todas as disciplinas da grade curricular. De manhã o programa irá ao ar das 10h às 10h30, para os alunos do ensino médio. No período da tarde, das 15h às 15h30, serão transmitidas as vídeo aulas destinadas aos estudantes do nível fundamental. Cada programa contará com a participação de dois professores de disciplinas distintas.
Segundo o diretor de Telerradiodifusão da Agência Brasil Central, Euler Barbosa, o programa Seduc em Ação é o resultado de uma parceria da ABC com a Seduc que teve início com a veiculação do programa Goiás Bem no Enem, também com a participação de professores da rede estadual de ensino. “A Agência, bem como a TBC e as emissoras de rádio, atuam na área de comunicação pública. E se uniram ao Governo do Estado e à população goiana, neste esforço de trazer informações de qualidade e promover ações que auxiliem neste grave momento de pandemia do novo coronavírus, que exige de todos a adoção de um novo comportamento e soluções criativas”, afirmou.
Educação
Durante entrevista concedida por meio de uma live à Agência Brasil Central, na última quinta-feira (30/04), o governador Ronaldo Caiado parabenizou a equipe da secretária de educação Fátima Gavioli pelo trabalho que está desenvolvendo durante esse período de aulas não presenciais. “Tive a oportunidade de ver (um programa piloto) da aula de matemática, que está sendo produzida (para ser transmitida) pela TV Brasil Central e (as emissoras de) Rádio”, afirmou.
Caiado lembrou que, com as vídeo aulas, a Seduc está procurando dar uma dinâmica ainda maior neste momento em que as crianças não podem frequentar as salas de aula. Com isso, disse acreditar que os estudantes goianos manterão bons resultados nas provas do Enem deste ano.
De acordo com a Seduc, neste momento de distanciamento social e diante das necessidades de buscar outros meios de atendimento aos estudantes e de democratizar o acesso aos mecanismos de estudos, a Pasta considerou importante estabelecer uma parceria com a TV Brasil Central. O objetivo é transmitir aulas ao vivo, que possibilitem aos estudantes assistir às aulas que abordem conteúdos relativos às expectativas de aprendizagem/habilidades e competências previstas no documento curricular.
A Seduc acrescentou que as aulas serão ministradas por professores coordenados pelas Superintendências do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Esses profissionais estão envolvidos na produção de material, fato que garante coerência pedagógica em todo o processo educativo.