quarta-feira , 5 novembro 2025

Em Uruaçu, PRF apreende pássaros transportados em gaiolas na BR 153

Em Uruaçu, PRF apreende pássaros transportados em gaiolas na BR 153

Um homem de 57 anos foi flagrado transportando aves silvestres sem autorização e sem a devida comprovação de origem na manhã desta quarta-feira (9/3) na BR 153, em Uruaçu. Ao ser abordado pelos agentes da Policia Rodoviária Federal (PRF), o condutor logo afirmou que levava apenas gaiolas vazias no veículo, mas ao verificar o interior do carro foram identificados pássaros silvestres.

Em duas gaiolas eram transportados 2 “Ring necks” (Psittacula krameri), 5 “Pintassilgos-da-Venezuela” (Spinus cucullatus ou Carduelis cucullata) e 1 “Pintagol” (híbrido do Canário com Pintassilgo). O homem afirmou que adquiriu as aves em São Paulo e levaria para São Luís (MA). Entretanto, ele não apresentou nenhum tipo de nota fiscal que comprovasse a procedência dos animais, documento que liberaria o transporte de sete das aves, as quais poderiam ser domesticadas.

Uma das espécies, o Pintagol, uma ave híbrida, não pode ser mantido em cativeiro. O homem foi enquadrado na Lei de Crimes ambientais, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer na Justiça para responder pelo transporte irregular dos animais. As aves ficaram à disposição do IBAMA em Uruaçu para serem devolvida ao habitat.

Fonte: O Hoje

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Lançamento do Projeto “Energias da Floresta” e assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Aneel e IEMA serão realizados nesta quinta-feira (30/10)

Evento marca lançamento do projeto de Sandbox Regulatório Energias da Floresta A Agência Nacional de …

Lundin Mining Brasil investe R$ 7,7 milhões na recuperação do Cerrado por meio do Programa Juntos pelo Araguaia

Ação integra esforço coletivo para restaurar ecossistemas e proteger recursos hídricos essenciais da Bacia do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.