Em parceria com a ABCZ, o evento visa capacitar os servidores para implementação do programa Pró-Genética
O chefe de gabinete, Edilson Alencar, acompanhou na terça-feira, 25, a capacitação do programa Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética). Com o objetivo de capacitar os técnicos para implementação do programa, o treinamento ocorreu nos dias 24 e 25 de março, na Fazenda Nelore Machadinho, em parceira com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Para Edilson Alencar, investir na capacitação técnica é fundamental para o fortalecimento da produção sustentável das cadeias produtivas da carne e do leite de origem bovina. “Os produtores assistidos pela Emater Goiás em todo o estado desejam aumentar a produtividade do rebanho com sustentabilidade e a melhoria da qualidade genética bovina proposta pelo Pró-Genética oferece essa solução que nossos técnicos conhecendo aqui durante o treinamento”, destaca.
Em parceria com ABCZ, a Emater Goiás está investindo na capacitação técnica para aprimorar a orientação e o apoio estratégico aos pecuaristas na melhoria das práticas de manejo genético e alimentar na pecuária de corte. A iniciativa busca garantir a implementação de técnicas mais eficientes dentro das propriedades, promovendo ganhos produtivos e sustentáveis.
Segundo o técnico da ABCZ Hélcio Hideyuki, além do conteúdo teórico, as demonstrações práticas são necessárias para mostrar aos técnicos como deve ser a escolha de um touro reprodutor. “Essa parceria com a Emater é muito importante, porque os técnicos de campo estão diretamente ligados aos produtores para levar esse tipo de informação e, principalmente, para que o criador não erre na hora da escolha”, explica.
O curso de capacitação contou com a presença de 30 técnicos da Emater Goiás de diversas regiões do estado. As aulas ministradas tratam sobre a formação das raças no melhoramento genético, além de visitas técnicas dentro da propriedade Nelore Machadinho para demonstrar quais são as atividades pecuárias essenciais para implantação do Pró-Genética.
A programação conta ainda painéis sobre as ações de melhoramento genético do Estado de Goiás, desenvolvimento das competências para implantação de projetos de manejo de pastagens e planejamento alimentar, estímulo à integração e parcerias locais, casos de sucesso e inovação, entre outros.
Pró-Genética
O programa Pró-Genética tem como objetivo fortalecer a produção de carne e leite em Goiás, atendendo especialmente pequenas e médias propriedades rurais. Em Goiás, ele é realizado em parceria com a ABCZ, com atuação principal no gerenciamento da genética melhoradora, criadores (ofertantes) de Zebu e o Governo de Goiás, por meio da Emater Goiás, que realiza o levantamento de demandas de acordo com a necessidade dos produtores rurais.